13.5.05



Sobre livros

Eu já estava devendo isso à querida Marian, de Lisboa; e agora a Paula Foschia me pegou de jeito. De certas coisas a gente realmente não consegue escapar!

1. Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser?

Eu gostaria de ser My Family and Other Animals, do Gerald Durrell, irmão mais inteligente do Lawrence.

2. Já alguma vez ficaste perturbado/apanhado por uma personagem de ficção?

Quando eu era criança e, depois, adolescente, vivia muito intensamente tudo o que estava lendo. A vida real, para mim, era o que estava nos livros; o que os outros chamavam de vida real eram apenas estorvos: ir à escola, comer, dormir, essas coisas. Naquela época, os personagens de ficção eram os meus melhores amigos.

3. O último livro que compraste?

Proust e a Fotografia, de Brassaï; New Hotels for Global Nomads, de Donald Albrecht; e Conversations in Bolzano, de Sándor Márai.

4. Os últimos livros que leste?

México, um guia do Lonely Planet; Equador, de Miguel Sousa Tavares; e No Coração da África, de Martin Dugard.

5. Que livros estás a ler?

O Mestre, de Colm Tóibín; How I found Livingstone, de Stanley; e (mais uma vez) Heart of Darkness, de Conrad.

6. Que livros que levarias para uma ilha deserta?

Alguns bons manuais de construção de barcos e cartas de navegação. Como garantia, a Enciclopédia Britânica, que me garantiria boa leitura até o fim da vida caso os outros falhassem.

7. Quatro pessoas a quem vais passar este testemunho e porquê?

Ao Tom Taborda, que tem uma curiosidade quase malsã de tão universal; à Carla H. G., que tem sempre uma opinião original e sensata sobre as coisas; ao Emerson, que vive num mundo tão diferente do meu, e que escreve tão bem; e ao Cesar, que tem um faro para essas coisas de escrita que só ele.

Ao Tom e à Carla, do MSB (movimento dos Sem Blog): vale responder aqui nos comentários, OK?

Update: aproveitando as dicas maravilhosas do Ribondi, proponho ampliar o jogo. Quem gostar da idéia e quiser responder às perguntas nos comentários, será muito bem-vindo. Assim vai ficar muito mais divertido, né?

Nenhum comentário: