27.2.05









Compras!

O Panamá tem um artesanato rico, variado e original. A gente quer comprar tudo, porque tudo é muito bonito!

As peças mais típicas chamam-se "molas", e são esses bordados recortados de várias cores, como o porquinho que comprei. São feitas por índios Kuna e, considerando-se a quantidade de trabalho, custam bem barato.

Há molas de todos os feitios e tamanhos, de painéis gigantescos para parede, como se fossem tapeçarias (a mais de mil dólares), a recortes miudinhos (por cinco, como numa das fotos do Flickr); elas enfeitam bolsas, vestidos, camisetas.

A arte é considerada Patrimônio Cultural pela Unesco, e há protestos no país porque alguns vizinhos andam copiando a técnica e vendendo como se sua fôra.

Portanto, fica o alerta: molas legítimas, só as panamenhas. Não aceitem imitações!

O gatinho, que achei a coisa mais esquisita e simpática, é de um tipo de trançado de palha tão denso que fica rígido e pode adquirir diferentes formas. Existem pratos, jarras e máscaras feitos assim; o meu gato é, imaginem, uma bolsa!

Lá em casa, porém, vai virar decoração.

Finalmente, os sapinhos. Estes pertencem a uma das artes que mais me fascinou, o entalhe em tagua. A tagua é uma semente branca, dura, conhecida como "marfim vegetal"; parecem umas castanhas do pará grandes, mais ou menos como um ovo.

As peças têm, em geral, o tamanho dos netsukes japoneses. Representam quase sempre bichos: cobras, lagartos, tartarugas, onças, insetos. O preço varia, é claro, conforme a sofisticação da esculturinha.

Há algumas tão inacreditavelmente entalhadas e pintadas, tão originais em concepção e execução, que chegam a custar U$ 300.

Os preços dos meus tesouros estão nas fotos: é só ver com o mouse.

Não fiz excelentes compras?!

Nenhum comentário: