Como conquistar o mercado
Há uma historinha edificante no Register, contada pelo gerente de tecnologia de uma empresa de um país em desenvolvimento que preferiu -- compreensivelmente -- permanecer no anonimato. Ele está implantando um sistema em software livre no que era antes uma companhia 100% Micro$oft.Quando os representantes locais da M$ souberam disso, foram procurá-lo para saber por que estava trocando o seu excelente produto por uma combinação de FreeBSD, Apache, mySQL+PostgreSQL e Perl+PHP (à qual. aliás, só conseguiam chamar de Linux). Ele explicou: tinha quatro razões básicas. Cortar os custos das licenças de software para os servidores; poder modificar o software à vontade, para ajustá-lo às suas necessidades; segurança e estabilidade; e, finalmente, redução de despesas com hardware.
Os da M$ tentaram provar o impossível, isto é, que, diante dessas razões, era mais jogo continuar com o software deles. Não conseguiram, obviamente. O que propuseram, então? Dar as licenças para os servidores de graça. Não só naquele momento, aliás, mas para o futuro, por todo o tempo em que a empresa continuasse usando M$. Eram dez licenças, a U$ 400 cada.
Se deram mal, porque encontraram um Herói da Resistência. Mas eu -- e a essa altura todos os leitores do Register -- fico me indagando quantos gerentes de TI terão resistido ao canto da sereia? Dez (ou vinte, ou trinta, ou quantas forem) licenças de software grátis, mais, quem sabe? um iPaq de presente para consolidar a amizade...
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