19.12.01




โปรแกรม ไล่ยุง ou:

Use o computador para afastar mosquitos

Mais uma nota descaradamente roubada lá da GloboNews.com... Dada a quantidade de mosquitos que se tem visto pelo Rio, esta pode ser considerada uma autêntica Nota de Utilidade Pública.
Grande Nelson!


Muito boa, essa. Um esperto programador tailandês garante que inventou um programa para afastar mosquitos. A coisa é simples: o tal programa emite um ruído de alta freqüência, entre 15khz e 20khz, através das caixas de som da sua máquina. Com isso, os bichos insuportáveis não conseguem voar. É mais ou menos o que fazem algumas tomadas já disponíveis no mercado. Quem reporta a descoberta da Nationmultimedia.com é o Ananova, citando o criativo Saranyou Punyaratabunbhu:

-- Nós normalmente não vemos o que está perto da gente. Você pode usar seu computador para mais propósitos que os habituais.

Ele está certo. E avisa que a eficiência do seu invento depende do sexo do mosquito, assim como de sua espécie. Alguns são capazes de se adaptar à zoeira digital. Por isso, está trabalhando em novas versões.

Em tempo: o programa está disponível em thaiware.com e, pelo que se diz, mais de 15 mil pessoas já baixaram o anti-mosquito. (Nelson Vasconcelos)

Logo mais, 15.001... Aliás, este thaiware.com, que eu não conhecia, é um site sensacional! Se você gosta de joguinhos diferentes e de coisas legais (lato sensu), há muito o que ver por lá. Quanto ao programa para mosquitos, é pequeno (256K), roda em Windows 95, 98 e ME -- o que deixa muita gente boa de fora -- está na versão 1.09 e tem até um movimentado forum de discussões... em tailandês, obviamente. Se você acha que isso é problema, aproveite a viagem e baixe um tradutor: há vários.

Nenhum comentário: