30.12.01




Adote um não-judeu!


Achei esta idéia na Meg, que a encontrou lá no blog do Marcelo Sved (você tem mesmo dois metros de altura, garoto?!)

Como assim? Simples: pergunto aos meus companheiros judeus, quem nunca foi adotado para o jantar de Natal?
Como todo ano eu lanço a campanha adote o Celon para o Natal, este Ano Novo, tendo em vista a crise religiosa do Oriente Médio, lanço a campanha "Adote um não-judeu". A idéia é levar uma pessoa não judia a qualquer evento judaico, como shabbat, chanuká, pessach e outros. Por que?
Vou dizer, a única forma de acabar com essa ignorância é através da cultura. Então a minha sugestão é: vamos nos mostrar.
Vamos mostrar o que somos, quem somos e como agimos.
Vamos mostrar porque nossa cultura é uma das mais antigas e porque, apesar de todos os massacres, continuamos ai.
Junte-se a mim nessa cruzada (no bom sentido). (Marcelo Sved)

Muito legal essa idéia! Só não vale quando os "judeus adotantes", digamos assim, forem assim feito a minha família, que não abre mão de uma boa árvore de Natal, rodeada de presentes, mais aquela mesa com tudo a que a gente tem direito: presunto, lombinho, por aí vai... ;-)

Agora, falando sério, tenho que dizer que, de fato, a festa mais bonita a que eu já fui na vida (e olha que não levo uma vida propriamente monástica) foi o casamento da Andrea, filha do Jaime e da Fanny Lerner, lá em Curitiba. Um casamento judeu, comemorado como manda a tradição, é o que pode haver de mais emocionante e divertido.

Ah, sim: aqui estão os comentes que o Tom e a Laura postaram no blog da Meg em relação à idéia do Marcelo:


"Eu fui adotado por uma boa familia judaica brasileira, as Ronais, com quem festejei um bom natal judaico brasileiro, com arvore de natal, ceia de natal, presentes, e muito carinho.... o Arnaldo Bloch estava reclamando que na casa inteira nao havia nem um simbolo judaico, etc & tal, mas uma mulherada simpatica demais de boas judias...
(eu nasci gringo goy)...." (Tom Moore)

"Ah, não dá pra resistir: melhor gringo goy do que gringo gay, não é não? (Uai, sei não, depende do ponto de vista... C.R.)
Quanto a um símbolo judaico na nossa festa Natalina: sugeri para a Cora unzinho, pelo menos, para o próximo Natal, e ela já resolveu -- a próxima árvore de Natal vai ter uma estrela de Davi na ponta!" (Laura Rónai)

Nenhum comentário: