15.7.08

Nem a Fox faria melhor

Gritaria geral a respeito da capa da New Yorker dessa semana. David Remnick, o editor, passou o dia explicando que a capa é uma gozação não com Obama, mas com os clichês em que os republicanos mais hidrófobos o embrulham.

Diz que os leitores do New Yorker são bastante inteligentes e perspicazes para pegar o espírito da coisa.

O problema, claro, não são os leitores do New Yorker, mas os milhões de não-leitores da Piauí lá deles que, apesar de não lerem a revista, vão enxergar na capa (que está rodando a internet e já foi reproduzida em todos os jornais e emissoras de TV) exatamente o que pensam: que Obama é um perigo para o American Way of Life.

O problema é a oposição que, lógico, vai usar essa capa para deitar e rolar, muito embora o comitê eleitoral de McCain, dada a alaúza, já tenha escrito à revista dizendo que considera a charge ofensiva e de mau gosto.

Mas em que país Remnick vive?! Será que, como editor da New Yorker (revista que, confessadamente, não é escrita para "a velhinha de Dubuque"), ele não sabe que ironia não é uma característica inata dos norte-americanos, muito antes pelo contrário? Será que nunca parou para ver o tipo de comédia de que seus compatriotas gostam?!

Vai sobrar para Obama, não há o que discutir. Mas acho que talvez sobre ainda mais para a New Yorker, cujos leitores "inteligentes e perspicazes" são, em sua grande maioria, liberais que votam em Obama. E que, pelo visto, não gostaram tanto assim da piada: estão cancelando assinaturas e boicotando a revista.

Bem feito.

Nenhum comentário: