7.3.03



A última do papagaio

Essa piada é possivelmente a mais velha de todas as piadas de papagaio, mas só me contaram agora, e eu achei muito engraçadinha...

Um dia um homem passou por uma loja de animais, e um papagaio que estava na porta chamou a sua atenção. O bicho dava bom-dia para todo mundo na maior cortesia, cantava o Hino do Vasco e já tinha decorado metade do samba-enrêdo da Mangueira. O homem não pensou duas vezes e comprou o papagaio, no ato. Mal chegou em casa, porém, o louro, antes tão simpático, desandou a resmungar, dizendo palavrão e mandando as visitas cometerem atos reprovados pela Igreja.

Muito desapontado, o homem tentou de tudo para reconquistar a sua simpatia. Comprou frutas importadas fora de estação, instalou um som legal e um ventilador ao lado do poleiro... e nada. Quanto mais o tempo passava, mais o humor do papagaio azedava. O homem tentou recorrer à força bruta: gritou, xingou, ameaçou torcer o pescoço do papagaio. E o papagaio cada vez pior..

O homem já não sabia mais o que fazer, até que, um dia, depois de uma briga particularmente desagradável, pegou o papagaio e fechou-o no freezer, para ver se esfriava as suas idéias. Nunca o papagaio gritou tanto e disse tantos palavrões.

Até que, subitamente, calou-se, no meio de um impropério.

O homem abriu o freezer alarmado, achando que tinha matado o bichinho. Que saiu de lá todo meigo e obsequioso:

-- Sei que meu linguajar tem sido mais do que inapropriado a este ambiente familiar e que a minha atitude não condiz com a atenção que o senhor tem me dado. Gostaria de apresentar minhas sinceras desculpas e prometer que, daqui em diante, me portarei adequadamente.

O homem ficou estarrecido. Estava prestes a perguntar ao louro o que o fizera mudar de tal maneira, quando o papagaio, cheio de ternura, quis saber:

-- Só por curiosidade: o que foi que o frango fez?

Nenhum comentário: