29.3.03




I-Law

Terminou ontem à tarde o I-Law, seminário sobre internet e legislação promovido pelo Berkman Center da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard e pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas. Foi um dos eventos mais interessantes de que já participei, tanto pelo que se discutiu quanto pela qualidade dos participantes; achei sensacional ver os grandes problemas da rede destrinchados, um por um, pelas pessoas que estão tentando resolvê-los. Afinal, a rede é formada por tecnologia e por legislação -- e, se boa parte dos problemas tecnológicos já está resolvida, os abacaxis legais mal e mal estão começando.

* * *

Eu já conhecia de nome esses professores do Berkman Center, e tinha lido pelo menos alguma coisa de cada um, já que não há processo importante na área de que um ou outro não participe; mas o único cujo trabalho posso dizer que conheço a fundo é Lawrence Lessig, até porque é o mais "popular" deles. Lessig escreve regularmente no New York Times, na Wired e na falecida Industry Standard, e é autor de um dos livros mais importantes que li ultimamente, The Future of Ideas.
"In the realm of Internet politics and law, no one even approaches Lessig's stature. He is the chief theorist, the most respected mind, the most passionate speechifier. He is cyberlaw." (Wired 10.10)
Em pessoa é tímido na primeira meia hora, e depois muito simpático e afável; é, além disso, o único -- mas realmente único -- bom usuário de Power Point que já vi.

Explico. Eu ODEIO Power Point. Acho uma das piores invenções de todos os tempos, uma receita infalível para acabar com qualquer palestra. A maioria das pessoas simplesmente repete o que está dizendo na tela; outros inventam gracinhas de matar. Em todos os casos, o Power Point engessa o que está sendo dito: o camarada vem com aquilo pronto, e vai seguir a ordem dos benditos quadros até o fim, independentemente da reação da platéia.

Mas Larry Lessig inventou um jeito muito pessoal de usar Power Point, que funciona como um sublinhado das idéias. Um pouco antes de falar, enquanto arruma na cabeça o que vai dizer, ajeita meia dúzia de palavras no notebook, e pronto: o efeito é excelente.

* * *

Adorei Charles Nesson, que viaja na mesma freqüência do Barlow e é a mais amistosa das criaturas, e sua mulher Fern, um capítulo à parte. Depois de passar 20 anos na área legal, ela voltou à universidade e fez matemática e história. Matemática para tirar o trauma de infância; história porque gosta. Hoje é professora das duas disciplinas. Ela é inteligente, engraçada, extremamente antenada, um ótimo papo; ficamos amigas.

* * *

Uma das coisas que me deixou mais contente foi conhecer alguns dos jovens advogados que participaram do encontro. Se eles não dissessem que são advogados, poderiam perfeitamente passar por geeks. É muito bom saber que há uma leva de garotos tão preparados e tão bem dispostos no país: nós vamos precisar deles para preservar a internetBR do que vem por aí.

* * *

Ah, sim: o I-Law foi todo blogado ao vivo no Copyfight, de Donna Wentworth.

Nenhum comentário: