13.3.03



HOJE!

Noite felina em Ipanema

Heloísa Seixas lança logo mais, a partir das 20hs, na Livraria da Travessa, uma delícia de livro: Sete Vidas, reunião temática de contos mínimos.

Adorei este livro, por tudo. Ganha dez como conjunto de obra, do texto às ilustrações e projeto gráfico lindíssimos do Iran do Espírito Santo, passando pela edição primorosa (as usual) da Cosac & Naify.

Helô, em cujo estúdio -- vizinho ao do Millôr -- mora uma das gatinhas mais lindas de Ipanema, vive com seis gatos e com o Ruy Castro, outro bípede esclarecido que sabe a Ordem Natural das Coisas e põe os felinos no seu devido lugar, isto é: lá em cima.

Vejam o que diz a Helô a respeito deles:
"Tenho certeza de que os gatos têm poderes especiais. Tenho tido inúmeras provas disso. Meus gatos sabem quando vou viajar, sabem muito bem que o veterinário está chegando, muito antes de tocar o interfone. Não é nada de sobrenatural, é apenas um poder fantástico de observação, uma sintonia fina que talvez ainda seja remanescente dos tempos de vida selvagem. O cachorro já perdeu um pouco isso, embora não completamente. Os gatos têm uma ligação mais forte com seus ancestrais selvagens. Há um tigre ou uma pantera dentro de cada um deles e isso traz às vezes um comportamento que nos parece fora do comum."
É isso mesmo. Borges costumava dizer que Deus fez os gatos para que os homens pudessem acariciar os tigres; Neruda os descreveu como mínimos tigres de salão, num dos mais lindos poemas que escreveu, a Ode ao Gato.

(Se você ainda não a conhece, não deixe de lê-la, em espanhol ou português. Para quem gosta de comparar traduções, encontrei também essas versões em italiano, inglês e... esperanto!)

Para ler uma ótima entrevista com a Heloísa, ter mais detalhes sobre o livro e até comprá-lo com desconto, clique aqui.

Livraria da Travessa: Rua Visconde de Pirajá 572, tel. 3205-9002


(Estou sentindo tanta falta do meu tigrinho cinza...)

Nenhum comentário: