6.11.02



ACHTUNG!

Meus colegas e amigos Artur Xexéo e Mauro Rasi, cronistas do GLOBO, estão sendo processados por dona Rosângela Matheus (vulgo Rosinha Garotinho), governadora eleita do Estado do Rio. O que fizeram eles de tão grave? Xexéo ironizou dois itens da sua (dela) revolucionária plataforma de governo, o hotel e o restaurante populares a R$ 1, sugerindo a criação de um programa de chapinha e alisamento japonês também a R$ 1; Rasi reproduziu os comentários da sua tia Olga, que disse que assim que assumisse o poder, Dona Rosângela daria um passa-fora no marido.

Parece brincadeira mas é muito sério. É assim que se cala a imprensa: processando-a hoje por causa de uma piada, amanhã por causa de uma denúncia. Em breve estaremos todos amordaçados, respondendo a processos, enquanto a Dinastia Garotinho continua, impune, a sua obra de desconstrução do Estado.

Dona Rosângela segue a escola bem-sucedida do marido, que obteve a conivência da "justiça" para proibir O GLOBO de divulgar o conteúdo de fitas que o incriminam.

Será que foi para isso que lutamos tanto?!

Neste momento, rola na rede um abaixo-assinado em solidariedade ao Xexéo e ao Rasi e em repúdio à atitude de dona Rosângela Matheus. Normalmente sou contra a circulação de abaixo-assinados online; mas neste caso dou completo apoio à iniciativa. Podemos agir de várias formas: criando formulários nos nossos blogues, copiando o texto abaixo e fazendo-o circular entre amigos, abrindo os comentários para as assinaturas.

Para que se possa manter um controle eficaz dessas assinaturas, porém, peço que, seja qual for o meio adotado, a cada 50 assinaturas recolhidas vocês por favor as repassem para o Xexéo, em axexeo@oglobo.com.br.

Quem quiser assinar aqui mesmo no blogue pode deixar o nome nos comentários, não se esquecendo de pôr a profissão e o número da ID no campo para a homepage ou na própria área de comentários. Obrigada!

Este é o texto do abaixo assinado:

Nós, cidadãos brasileiros, através deste abaixo assinado, manifestamos nosso repúdio ao exercício de autoritarismo da governadora eleita do Rio de Janeiro, dona Rosângela Matheus, ao processar os cronistas Artur Xexéo e Mauro Rasi.

Não concordamos com atitudes que venham a punir e/ou proibir a liberdade de expressão.

A governadora foi eleita democraticamente. Isso significa que, durante todo o processo eleitoral, pode, em todos os palanques e meios de comunicação, expor suas idéias com absoluta liberdade.

Manifestamos nossa surpresa diante do fato de que, antes mesmo de tomar posse, dona Rosângela já esteja intimidando quem dela discorda.

O momento brasileiro é de festa. Estamos recuperando a nossa auto-estima e comemorando com alegria nossa cidadania. Aqueles que foram eleitos pelo povo têm o compromisso de servir a este povo, e não de puni-lo.

CENSURA NUNCA MAIS!



Update: Mudei a forma original deste post e do texto do abaixo-assinado. Não sabia que o Rasi também estava sendo processado. Espero sinceramente não precisar fazer novos updates.

Em tempo: apesar de fazer referência à governadora eleita do Estado do Rio, este é um abaixo assinado de âmbito nacional. Por favor não se esqueçam de incluir profissão e número da ID.

Nenhum comentário: