3.11.02



A união faz a força

Há alguns dias eu estava conversando sobre blogs com o Marcelo Balbio, meu colega e, sobretudo, queridíssimo amigo. Como legítimo representante do MSB (Movimento dos Sem Blog), Marcelinho não entende o que leva alguém que assina uma coluna num grande jornal a fazer um blog -- e a se preocupar tanto com ele:

-- Você escreve num jornal que tem mais de 300 mil exemplares de circulação, quer dizer, uns 600 mil leitores. E aí fica na maior empolgação porque o contador do blog marcou mil visitas...?!

É esquisito mesmo, reconheço; e é, sobretudo, impossível de explicar a alguém do MSB. Até porque o principal argumento que eu poderia utilizar -- o da interatividade com os leitores -- não chega a ser à prova de fogo, já que a minha coluna sempre foi, pelo próprio estilo, muito interativa.

O mais estranho é que todos nós, blogueiros, sabemos o que nos motiva. Não preciso perguntar a ninguém por que faz um blog, porque sei como é interessante estar aqui. São quase seis da manhã; passei o dia na rua, tenho toneladas de trabalho me esperando, meu email está irremediavelmente atrasado e os gatos já estão me olhando com aquele ar de resignada impaciência de quem está morrendo de sono mas sabe que tão cedo não vai pra cama; e, no entando, estou escrevendo este post porque... hmmm... ora, porque... ah, vocês sabem...!

De qualquer forma, todo este raciocínio começou quando descobri, há pouco, o blog de um dos leitores -- melhor dizendo, de um dos colaboradores -- mais constantes e atentos do internETC., o Luis Alberto Garcia Cipriano, eterno campeão do Software Livre.

Pois lá fiquei sabendo que ele acaba de traduzir para português o Stand Together, do Bruce Perens. Perens, um dos mais conceituados gurus do Código Livre (Open Source -- não confundir com Software Livre, ou Free Software), escreveu este documento em resposta a um famoso ataque de Craig Mundie, vice-presidente da M$, ao sistema de licença do software livre (GPL). A discussão, que aconteceu em maio de 2001, fez história. Mas, como observou o Luis Alberto, o texto de Perens foi "um momento emocionante na história do Software Livre", que "vem a calhar para a comunidade brasileira com a visita próxima do Bill Gates ao nosso presidente Lula".

Ele tem razão, e prestou um grande serviço a todos com a tradução do documento -- assinado em conjunto por esses carinhas aqui:

Richard Stallman, Free Software Foundation
Eric Raymond, Open Source Initiative
Linus Torvalds, criador do kernel do Linux
Miguel de Icaza, GNOME GUI Desktop Project
Larry Wall, criador da linguagem Perl
Guido van Rossum, criador da linguagem Python
Tim O'Reilly, fundador e presidente da O'Reilly & Associates, uma das principais editoras de livros de informática
Bob Young, co-fundador da Red Hat
Larry Augustin, CEO da VA Linux Systems

Nenhum comentário: