8.11.02



extreme-commerce

Bípede conservador que sou, não fiquei muito contente quando a Amazon.com inventou, há alguns anos, de vender panelas e eletrodomésticos: a minha idéia de uma livraria, virtual ou não, era a de um lugar com livros. Levei um tempão até me acostumar com aquela página de abertura oferecendo barracas de camping e anões de jardim, e ainda fico meio irritada quando, numa busca, tenho que explicar que Joseph Conrad está em Books, e não em Cell Phones & Service. Mas não há nada a fazer: a Amazon.com está virando uma loja de departamentos virtual, e nisso, aliás, tem sido muito bem sucedida.

Hoje, seus usuários receberam um email do CEO Jeff Bezzos informando que mais um departamento, o de roupas, foi oficialmente inaugurado. Aberto há uma semana em versão Beta, vendeu, sem qualquer estardalhaço, uma quantidade incrível de coisas. Bezos fez uma lista interessante. Nos primeiros dias (ele não diz quantos) a freguesia comprou:

* 14,487 camisas
* 1,843 casacos
* 2,712 sweaters
* 140 trajes de banho (uma barbaridade, se levarmos em consideração que lá em cima é pleno inverno)
* 9,408 calças
* 485 saias
* 1,461 pijamas, camisolas & correlatos
* 3,254 pares de sapatos
* 1,870 pares de meias
* 2,805 acessórios (bolsas, relógios, echarpes, etc.)
* 3,287 roupas de baixo

Fui lá ver essa novidade. Na página de roupas para mulheres posso dar uma geral por marcas (entre elas algumas das minhas favoritas, como Gap, Eddie Bauer e Land's End) ou ir direto ao assunto, escolhendo entre dez diferentes categorias (vestidos, calças, sapatos, por aí).

Fui checar as blusas e tops. Aparecem seis sub-categorias, com quantidade de diferentes modelos ao lado, de camisas clássicas (88 modelos) a camisetas (565), passando por polos (251) e sem manga (307), turtlenecks (186) e blouses, que é como eles chamam as blusas modeladas, mais femininas (361). Em qualquer delas, ainda posso escolher entre novidades, mais vendidas e liquidação, e afinar a busca de acordo com as peculiaridades do que estou procurando. Em camisetas, por exemplo, poderia optar entre atléticas (6 modelos), de mangas curtas (85), longas (102) ou três-quartos (41). Ou, simplesmente, escolher por marca.

Desnecessário dizer que tudo isso está ao alcance do perigosíssimo sistema one-click, que já levou tanto do meu rico dinheirinho em livros. Mas, antes que alguém na platéia se empolgue demais -- como eu, aliás, me empolguei: a Amazon.com só despacha roupas pros Estados Unidos.

Prova de que Deus é grande e sabe o que faz: com este dólar e esta aduana...

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