2.7.11

Adeus, Falou & Disse!


Quando comecei a fazer meu blog, o internETC., no já distante ano de 2001, a internet era um lugar diferente do que é hoje. Tinha menos gente, é lógico, e tinha também menos facilidades. O aparecimento do Blogger, ferramenta para edição de blogs muito completa mas simples de usar, foi o primeiro passo para a expansão deste universo de idéias; no entanto, mesmo esta ferramenta tão rica tinha os seus poréns. Um deles: não aceitava fotos. Quem quisesse ilustrar os posts era obrigado a encontrar um servidor à parte, subir as imagens por FTP e criar tags, no texto, apontando para aquela imagem. Usava-se muito, também, descobrir imagens já hospedadas em algum lugar, e para lá dirigir os apontadores. De uma forma ou de outra, porém, isso implicava um conhecimento, ainda que mínimo, de HTML, a linguagem de bastidores da web.

Outra coisa que não existia: caixa de comentários. Essa foi uma ferramenta que surgiu porque todos, blogueiros e usuários, chegaram à conclusão mais ou menos simultânea de que o diálogo era essencial à vida dos blogs. Alguns voluntários começaram, então, a desenvolver caixas de comentários para si mesmos e para os amigos. Mas fazer uma caixa dessas exigia bem mais do cidadão do que subir uma foto: era preciso ter bons conhecimentos de programação e acesso livre a um servidor.

Os primeiros tempos das caixas de comentários foram um caos. Alguém criava uma na Califórnia, com capacidade folgada para, digamos, cem usuários, e logo ela estava espalhada pelo mundo, pendurada em mais de mil blogs. O resultado é que ou o sistema passava mais tempo fora do ar do que funcionando, ou os abnegados que construíam tais caixas ficavam falidos pelos custos de servidor, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Lembrem-se de que ainda não existia Paypal, e que rachar os custos era uma dificuldade. Vi muitos bons sistemas nascerem, passarem por este ciclo e morrerem; usei vários deles, e permaneço grata a seus criadores.

Os meus problemas de caixa de comentários acabaram quando Fábio Sampaio, brasileiro radicado em Nova York, desenvolveu o Falou e Disse, um sistema ágil, limpo, facílimo de usar. Escolado pelo que já vira acontecer, Fábio distribuiu o F&D por poucos blogs, a quem sempre prestou assistência e acudiu em casos de complicação, num trabalho sempre voluntário, gratuito e da melhor qualidade.

No começo dessa semana, vítima de um ataque de hackers para o qual não estava preparado – nasceu, afinal, numa época em que, como diz o Fábio, a gente ia para a internet de pés descalços, para brincar na areia e tomar sol -- o F&D teve, enfim, que ser aposentado. Foram nove anos de excelentes serviços prestados, acumulando um arquivo de mais de 30 mil comentários.

A qualidade do despretensioso trabalho do Fábio pode ser medida ao longo da semana, que passei revirando a rede em busca de substituto. As caixas de comentários de hoje são mais robustas e cheias de defesas, oferecem gracinhas de toda sorte, permitem aos usuários expor carinhas e imagens, mas nenhuma tem a simplicidade e a elegância do velho Falou & Disse, a prova cabal de que, muitas vezes, menos é mais. Ele vai fazer muita falta.

* * *


Chegou ao mercado brasileiro, na terça-feira, o Samsung Galaxy S II. A julgar pelas resenhas dos sites especializados do exterior, o Galaxy II é o Rei da Cocada Preta no reino Android: comparado a ele, não tem para mais ninguém. Já estou com um em mãos. É um aparelho interessante – finíssimo e muito leve, com uma tela deslumbrante, tanto em tamanho quanto em nitidez. Parece mais um mini tablet do que um maxi smartphone.

Depois de brincar um bocado, conto a vocês se o oba-oba lá de fora se justifica. 


(O Globo, Economia, 2.7.2011)

28 comentários:

ike disse...

Por indicação de um amigo iniciei a criação de um site de fotografia e blog, em wordpress. Nunca tinha ouvido falar até que me foi apresentado. Tenho a impressão (estou ainda no início, mas vi sites prontos) que o wordpress é uma inovação. É? Não seria uma alternativa mais moderna ao blog? Beijo e força aí. Sempre tenho um pensamento positivo em você. Fica firme!

Anônimo disse...

oh,no!mudou de novo????cacildes,dessa vez eu aprendo ou eu aprendo!
moni kr

Fabio S. disse...

Queridissima Cora,
As vezes quando voce está do outro lado da tela não consegue captar a importancia e o carinho que coisas singelas como um simples sistema de comentarios pode despertar nas pessoas com a sensibilidade impar de uma Cora Ronai e os demais frequentadores desse pioneiro blogtequim. O F&D não poderia ter uma despedida mais carinhosa e com mais gala do que essa!
Bj carinhoso.

Marcos Cabral disse...

Recebi meu Galaxy S II ontem. Estou curtindo bastante so far...

Layla disse...

Idem...idem... moni kr...
xiiiiiiiiii... eu acabo me acostumando...

Nou disse...

http://store.unionlosangeles.com/products/roberu-canvas-camera-strap


Pensei em você.

Emerson disse...

Esse é o Fabim!!
Obrigado pelo Falou e Disse, mas dizer como a Cora é realmente complicado, rs.
Grande abraço e sucesso sempre

Jo Turquezza disse...

Meu comprou um Galaxy desse na Austrália, facilitou para nós rsrs
Fotos de netinha, emails rápidos durante o dia etc etc Achei lindíssimo e super prático pelo que ele mostrou pelo SKYPE.
Adoro uma Tecnologia rsrs .....

Jo Turquezza disse...

Corrigindo: meu filho ....

moni kr disse...

Fabio,cê leu tb os nossos agradecimentos?Eu nunca vi vc,mas vc foi importante para a minha vida.Seus talentos me abencoaram e por isso lhe sou imensamente grata.Um grande abraco pra vc!

Marilia disse...

Cora, eu lembro da época.. foi em 2001 que me aventurei nos blogs tb. Foi por causa duma terrivel noticia que eu busquei saber mais de Nova Iorque e acabei achando blogs do pessoal que estava passando por aquele horror lá. E comecei a blogar tb, sem fotos em princípio e comentários no início... aí migrei para o blig (eca!), depois um horroroso do Terra, depois Multiply, e enfim, me rendi ao blogger de novo!
E depois, os outros blogs todos no Wordpress, mas o meu pessoal permanece inabvalável no blogger... heheh!
Abração

Lilly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilly disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilly disse...

Perdão pelo uso do espaço. Nos dois comentários anteriores, excluídos, estava fazendo teste para meu avatar.

Claudiomiro Machado Ferreira disse...

Cora,

Quando puder gostaria de conversar com você sobre o parágrafo de um livro de Paulo Ronai.


--
Att.

CLAUDIOMIRO MACHADO FERREIRA
Direitos Autorais e Registro de Obras Literárias
Consultoria, Assessoria e Palestras
Fone: 0**53 9126-7510 (Claro)
E-mail: claudiomiromafe@ig.com.br
E-mail: clamaferreira@yahoo.com.br
MSN: claudio.machado.2008@hotmail.com
Blog: http://direitosautoraiseregistrodeobras.blogspot.com

Anônimo disse...

Puxa vida, Cora, mas nem o Falou & Disse escapou dos ataques? Em termos tecnológicos, foi pura covardia!

*****

Não sou nem um pouco fã dos produtos Apple mas não dá para negar que o iPhone e o iPad tem uma coisa que nenhum dos outros produtos da concorrência tem: charme.

Daí...

leila disse...

gosto desse por que não precisa clicar para ver mais posts

Cássia disse...

Cora, obrigado por simplificar a vida da gente!
Fábio, mais uma vez gradicida!

Cora disse...

Gente, a verdade é que, sem o Fábio, o blog não teria sido o mesmo. Talvez nem existisse mais. Nele eu encontrei um amigo que sempre me socorreu com toda a espécie de problema que um blog pode apresentar, e esses problemas foram muitos e variados ao longo dos anos.

Ike, o Wordpress é uma ferramenta para criar blogs, assim como o blogger. Tem mais recursos, mas eu estou condenada ao blog perpétuo: já pensou ter que fazer a transferência (ainda que automática) de mais de 14 mil posts?

DouG_FannY disse...

Cora, realmente o Galaxy S é um encanto, uma super tela... o II deve ser melhor ainda...

Se aguém tiver conta no Google+ pppoooorrrr fffaaavvvooorrr me convidem rssss...

sobre o F&D, era realmente ótimo, rapidissímo e simples no celular... no post que vc falou do enterro dele nem consegui comentar pelo celular =/

Alguém me disse...

que tu andas
novamente,
de novo amor, nova paixão,
toda contente...
Conheço bem tuas promessas,
outras ouvi,
iguais a essa...
Esse teu jeito de enganar,
conheço bem...

moni kr disse...

CEJ e Leila estao tao bonitos no avatar.Gostei!

Anônimo disse...

Obrigado, Moni Kr, mas sou mais a Leila! rsrs

Renata VN disse...

Você "falou e disse", CORA : simplicidade e elegância eram a tônica do sistema do Fabio S., e já sentimos falta :
obrigada , Fabio , por ter proporcionado algo tão bom,
inteligente e divertido de modo tão generoso !...

Tentei entender seu comentário para o Ike, mas não consegui, então pergunto, pls,dos comentários antigos, Cora : QUAL O LINK PRA ACESSÁ-LOS ?...

Milton T disse...

Sempre usei o Halsocan, mas depois de desativado, perdi tudo.

Adotei o padrão do blogger, mas penteei os cabelos


Já achava o máximo uma tela de 4", mas 4,3" deve ser deslimbrante

=)

fal disse...

Em tempo: sou a prova viva (mais ou menos) e quicante do talento, do amor, do talento de Fabinho. Sem ele, o Drops não existiria.
Beijos, Cora.

Renata VN disse...

(Eu tinha postado um comentário aqui no dia 2, mas daí tive um tilt num tal driver de vídeo ati2dvag, e estou há dias me descabelando na net em outro pc à busca de solução :várias atividades feitas simplesmente sumiram,como o quê eu tinha escrito aqui e vou tentar lembrar agora) .

A generosidade do Fabio S. em proporcionar tantas alegrias por aqui com sua criatividade na antiga cx.de comentários será sempre lembrada ;confesso que não entendi como um ataque de hackers pode tê-la afetado pra ter que sair do ar,mas isso não é de espantar pq sou bem fraquinha de know-how na área.
Obrigada, Fabio S.: não se perca de nós,pls!...

Em seu comentário pro Ike, Cora, ficou-me a dúvida sobre o trânsito aos antigos comentários feitos em posts : como acessá-los, digo, como voltar a entrar nos links pros meses/anos anteriores?
Depende de transferí-los todos pra esse novo sistema de postagem ?
(Eu já tinha perguntado antes dessa nova mudança pra esse sistema atual, mas foi apagado com o que estava em teste, e provavelmente perdi sua resposta,sorry...)

Flávio H. disse...

Como o Falou e Disse vai fazer falta!!! E como!!! Os gatinhos sempre estarão na minha lembrança afetiva!!!