26.7.11

Nem tudo no mundo é Apple



Peter Hansen é diretor da Nano Studio, desenvolvedora do aplicativo do Gilberto Gil que destaquei aqui semana passada. Ele me escreve para dar uma boa notícia: 

“Já estamos conversando com a Refazenda a respeito da adaptação para outras plataformas. Pelo que leio da sua coluna, você também enxerga vida inteligente além da Apple, e atender à maior parcela possível do mercado é uma preocupação muito forte aqui na Nano. O aplicativo do Gil só não esteve disponível inicialmente para mais plataformas em virtude de limitações de orçamento e tempo, mas em breve espero atender aos "pobres mortais" (segundo a visão do mercado, pelo menos) não dotados de um iPhone.”

O lindo Samsung Galaxy que tem me acompanhado aguarda, ansioso, a versão Android.

Num outro trecho do email, Peter toca num ponto importante do mundo dos smartphones: a onda que a Apple consegue criar, e que afoga, em termos marqueteiros, qualquer plataforma que não venha do seu pomar. 

“Muitas vezes nos sentimos remando contra a maré, oferecendo jogos e aplicativos para Java, Symbian, Blackberry e Android quando a mídia só fala de iPhone e iPad. Acreditamos, mesmo com o forte aquecimento dos smartphones, que eles ainda serão minoria por pelo menos dois ou três anos. E esse tempo, no mercado louco de telefonia, é quase uma eternidade. Quando fundei a empresa, há quatro anos, não tínhamos iPhone, Android, iPad, e as redes sociais ainda não conheciam uma Zynga e milhares de aplicativos...”

* * *

Os usuários dos Nokia C7, E7 ou N8 acabam de ganhar um presentão da empresa: um pacote com 15 joguinhos muito populares, inteiramente grátis. Basta acessar o site www.nokia.com.br/jogosgratis através do próprio aparelho, clicar em “categorias” e, na seção “coleções”, escolher “Gift of Games / Top 15 jogos de Presente”. Ali se encontram os games com respectivos links. 

Adiantando o serviço, eis a lista: Angry Birds Rio, Angry Birds Seasons, Assasin’s Creed HD+, Doodle Jump, Farm Frenzy, Fruit Ninja, GT Racing HD+, Monopoly Classic HD, Pac-Man Championships, Rally Master Pro, Spider Man Total, Tetris HD, The Sims 3 HD e WSOP - Hold'em Legend. Ninguém precisa correr já para o celular, mas também é bom não demorar muito: a oferta fica no ar até o dia 30 de setembro.

Palpite: se espaço for um problema no seu aparelho, baixe pelo menos os Angry Birds e o Fruit Ninja. Há muitas e muitas horas de distração neles.

* * *

Hoje, a dica de aplicativo é dupla. Em primeiro lugar: chegou o Zinio para Android. Zinio é uma grande banca virtual, onde se podem comprar exemplares avulsos ou fazer assinaturas de revistas do mundo inteiro. O app, gratuito, oferece de vez em quando amostras grátis de publicações, mas, de modo geral, elas são pagas. Uma mesma conta Zinio pode funcionar no PC, no smartphone e no tablet, mantendo as revistas sempre ao alcance do usuário. Embora tenha bugs e volta e meia feche do nada, o Zinio ainda é o melhor aplicativo do gênero. 

Em segundo lugar, dica para viciados em Instagram. O nome, Squareready, já dá idéia da funcionalidade: ele permite preparar fotos para formato quadrado. Com o Squareready, o instagrameiro pode manter o corte retangular das suas fotos, acrescentando-lhes fundo branco ou de praticamente qualquer outra cor, fugindo das antiestéticas barras pretas com que o IG preenche os espaços (exemplo acima). Na hora de salvar o resultado, há, entre outras, a opção Instagram, que deixa a foto prontinha para lançamento. O melhor da história: o Squareready é gratuito.


(O Globo, Economia, 23.7.2011)