12.7.10

Um vôo pelo Rio








Quando o PC nasceu, em 1981, o Flight Simulator já tinha uns bons anos de estrada, em versões para o Altair e para o TRS-80. A versão para o IBM-PC foi lançada em 1982, com gráficos CGA, e todo mundo que via demonstrações deste hoje quase ridículo joguinho ficava de queixo caído:

-- Oh! – exclamava um. – Que espetáculo!

-- Ah! – deslumbrava-se outro. – Parece um cinema...

É claro que não parecia, mas para quem vinha de monitores monocromáticos, aquela cor primitiva e chapada era o que havia de mais próximo a um milagre. Ninguém nunca tinha visto nada igual, o que explica porque tanta gente perdia horas pilotando aviões imaginários em equipamentos que dependiam mais da boa vontade de quem via do que aquilo que efetivamente mostravam. Não sei de outro jogo que tenha feito tanto sucesso, por tanto tempo, com um público tão variado. Atualmente na sua versão X, ele continua sendo, de longe, o jogo de aviação mais popular do mundo.

E por que isso agora?

Porque ainda estou sob o efeito de um sensacional vídeo que vi no You Tube, e que tem tudo a ver – e nada a ver – com o Flight Simulator: o passeio de um aeromodelo pelo Rio de Janeiro.

Voar um aviãozinho por controle remoto não tem nada a ver com o Flight Simulator, que pretende ser uma simulação de cabine de comando; mas voar em fantasia é sempre voar em fantasia, e ainda que a cabine virtual do FS esteja em outra praia, depois de ver o aeromodelo voltar todo bem comportado às mãos do seu piloto, a primeira coisa que me veio à mente foi que lá estava, afinal, um exemplo perfeito de simulação de vôo – um passo além dos limites da tela.

Quem me chamou a atenção para esse show de beleza e de habilidade técnica foi o CAT, que encaminhou o link do vôo para a sua lista com a mensagem original dos autores Leno e Gabriel:

“Compartilho com vocês o vôo que fizemos ontem decolando do Viaduto da Av. Paulo de Frontin, passando por dentro do Rebouças, pela Lagoa Rodrigo de Freitas, atravessando pelo Jardim de Alá e pousando na Praia do Leblon.

Mais um feito do nosso mundialmente famoso Gabriel que é o Mané Garrincha do aeromodelismo FPV, First Person View, ou vôo em primeira pessoa. Modalidade onde o piloto controla o aeromodelo através de uma tela de TV recebendo uma transmissão da imagem captada pela aeronave."

Aí está o resumo da coisa, mas só vendo para entender porque este feito foi tão notável; não deixem de assistir, em http://bit.ly/9pS4mY. Lá no blog houve quem reclamasse da segurança, mas quem fez o melhor resumo das reações coletivas foi o Mario Wilson:

“Primeiro, uma colocação ponderada: Não deviam ter feito a passagem do aeromodelo pelo Rebouças. O risco de distrair ou assustar um motorista e causar um acidente era grande. Isso é reprovável. Por favor, não repitam.

Uma colocação emocional: Sensacional! As imagens da cidade e a habilidade do piloto foram espetaculares! Uma dos melhores vídeos que já vi!

Aspectos práticos: Se puderem estabilizar a imagem um pouco mais, creio que o Exército, a Polícia e a revista Playboy vão querer conversar com os pilotos...”


(O Globo, Revista Digital, 12.7.2010)

Nenhum comentário: