1.7.10

A pátria de notebook



Na segunda-feira passada, mais uma vez, os usuários do Twitter calçaram as suas chuteiras metafóricas e postaram-se em frente aos aparelhos de TV, com um olho no jogo e outro nos smartphones ou notebooks com que se conectam, transformando o microblog na maior de todas as Fan Fests.

Lá estavam brasileiros tuitando de todos os cantos do mundo, do coleguinha Jorge Pontual procurando pela torcida chilena em Nova York (@JorgePontual: “Não achamos a torcida chilena em Nova York, só a brasileira”), ao presidente da Microsoft para Asia e Pacífico, Emilio Umeoka, que mora em Singapura, e mata as saudades do Brasil em tempos de Copa acompanhando a torcida tuiteira (@eumeoka “Adoro os comentários do jogo, pessoal, saudades do Brasil!!! Vamos lá pro segundo tempo!!! Go Brasil!!!”).

* * *

Claro que a “multidão” de cada um depende do número de pessoas seguidas. A essa altura todo mundo sabe, mas não custa repetir, que cada um vê, na sua tela inicial do Twitter, os comentários daqueles a quem segue. O pobre do Eike Batista (@eikebatista), por exemplo, tem uma vida muito solitária quando abre a sua twit-janela, que só dá vista para os manda-chuvas da Rússia (@KremlinRussia_E) e dos Estados Unidos (@BarackObama), para o Luciano Huck (@HuckLuciano), para o Kaká (@RealKaka) e para um fake da chanceler alemã (@Angie_Merkel). Já pensaram o que é assistir à Copa nessa companhia?! Coisa de cortar os pulsos.

Seguir muita gente também não é bom, porque corre-se o risco de cair numa cacofonia incompreensível. Há reis do Twitter que seguem gente aos milhares; não consigo descobrir como se entendem na confusão. Jurei para mim mesma, várias vezes, que nunca seguiria mais de mil pessoas, para evitar o excesso de ruído. É claro que não consigo ficar nesse número, porque cada vez há mais gente, e mais gente divertida, juntando-se à tribo. É claro também que nem todas as 1.192 pessoas que eu sigo tuitam ao mesmo tempo, o que mantém a área razoavelmente tranqüila.

* * *

E o que se tuitava durante o jogo? Copa, Copa, Copa – ninguém tem mais outro assunto, com exceção de meia dúzia de nerds internacionais que não tomaram conhecimento, e da Yoani Sanchez que, em Cuba, provavelmente também não tem como saber o que está acontecendo (@yoanisanchez: “Los abuelos descansan en mi jardín http://cli.gs/d8A6Y” – aliás, recomendo a todos visitar este link, onde ela escreve uma pequena e emocionada homenagem a seus avós paternos).

Fiz, mais uma vez, um apanhado do que a turma andou comentando ao longo do jogo. Não se deixem desanimar pelas arrobas – que, reconheço, atrapalham a leitura. Essa partida teve muitos lances interessantes!

@tiacris: “E dê-lhe o país parado mais uma vez. Ô, desgraça!”

@Cavallini: “A moça que trabalha na minha casa não curte jogo, mas não pode ir pra casa pq não tem ônibus. Beira o ridículo essa paralização.”

@Anabmoser: “O Brasil deveria jogar somente nos finais de semana. O Brasil não pode parar para ver a seleção. Adoro festa, mas não aguento mais feriado.”

@sandrofortunato: “Técnico do Chile preocupadíssimo! Se ficar no 0 x 0 e tiver prorrogação, capaz de eles perderem o vôo.”

@EpocadeCopa: “Mick Jagger facts: No dia em que Mick Jagger nasceu, a Inglaterra foi surpreendentemente eliminada pelos EUA na Copa do Mundo de 1950.”

@ CoelhoArnaIdoC: “Lúcio é cheio de ser religioso. Mas dentro de campo parece um capeta. Só falta dizer prum adversario: vai tomar no c# em nome de Deus.”

@katylene: “Parabéns, Kaká! Com 10 cartões amarelos você ganha o DVD autografado da Aline Barrosh.”

@pedroneschling: “Tá bom, Kaká. A gente já entendeu que você não é a Sandy. Agora calma, tá?”

@alvaroleme: “Saiu gol agora porque o Mick Jagger tinha ido comprar um refri pro Lucas.”

@riqfreire: “Cheguei ontem, tô entendendo nada. O pessoal que comemora antes tá ouvindo o jogo no rádio, na parabólica ou onde?”

@hugomaluco: “Ver transmissão em HD é que nem casar com mulher gostosa. O visual é bom, mas vc é o último a saber.”

@riqfreire: “Com esse delay, a gente que tem TV digital virou a vanguarda do atraso?”

@aperteoalt: “Aqui em casa eu me emociono quando ouço a galera gritando gol. E depois me emociono quando vejo.“

@silviamarques: “Como vai a vida na Matrix? O Brasil vai se tornar um país melhor por causa de um jogo?”

@violinha: “Agora a gente já pode torcer pra Alemanha salvar o mundo do Maradona correndo pelado...”

@biabraune: “Link ao vivo com família evangélica de jogador não tem graça. Saudades de Seu Edevair e outros parentes encharcáveis em alegria e cervejas.”

@romani83: “O bom do intervalo é que dá pra ficar olhando pro Twitter sem ter que ficar prestando atenção na televisão, né?”

@doni: “Se a vuvuzela é mesmo um lance cultural, a África do Sul é um país de retardados.”

@Cardoso: “Povos que já desenvolveram uma linguagem neste momento estariam cantando "está chegando a hora" mas... FUÖÖÖÖÖ”

@rafitosmachado: “O Kaká acabou de falar "P*ta que p*riu" ou "Obrigado senhor por mais esta oportunidade de um chute pra fora"?

@aleboechat: “O Kaká falou palavrão. Espero que ele não seja sorteado pro antidoping: vai dar positivo pra bala juquinha.”


(O Globo, Segundo Caderno, 1.7.2010)

Nenhum comentário: