28.6.07

Melhor que Porta de Geladeira

O Windows tem todos os recursos necessários para anotações rápidas. Saiba como utilizá-los

Uma dica do Tom Taborda
Hoje em dia, nos deparamos cada vez mais com páginas da Internet que queremos guardar, textos interessantes que valem a pena copiar, ou apenas anotações rápidas, listinhas ou lembranças. Mas não estou falando dos bookmarks, ou salvar um texto, mas bilhetinhos virtuais temporários, coisas que nem valem a pena salvar, só guardar temporariamente. O Windows já traz embutido tudo que você precisa para isso. Vamos lá:

A primeira providência eé deixar o desktop visível, por trás das janelas abertas, nas etapas abaixo.

  • Para salvar páginas da Internet: na Barra de Endereços do browser, basta arrastar o ícone à esquerda da URL para o desktop. E pronto!

  • Para salvar textos e anotações: abra o WordPad (considero este leve applet do Windows tão útil, que ele está no QuickStart, à direita do botão Iniciar, na Barra de Tarefas); digite ou cole o texto copiado; use as teclas CTRL+T para selecionar tudo; finalmente arraste o texto selecionado para o desktop, assim criando automaticamente um scrap/recorte. Obs.: recomendo renomear o scrap, para melhor identificação do conteúdo. E pronto!

  • O problema desta facilidade toda é a gente acabar entulhando nosso desktop, com dezenas de ícones de anotações temporárias. Mas, para isso, também tem uma elegante solução:

    Criar uma Nova Pasta no desktop: clique com o botão direito do mouse sobre uma área livre do desktop, abrindo um menu > ‘Novo’ > ‘Pasta’ > renomeie a pasta (‘Scraps’).
    Arraste todos os scraps para cima deste novo ícone ‘Scraps’. Plim! Você acaba de limpar seu desktop, jogando tudo dentro da nova pasta.

    Até aí, tudo bem. Mas aqui entra o ‘pulo-do-gato’ desta dica, que é acessar diretamente o conteúdo da pasta Scraps, criando um atalho na Barra de Tarefas: clique com o botão direito do mouse sobre uma área livre da Barra de Tarefas, abrindo um menu > ‘Barra de Ferramentas’ > ‘Nova Barra de Ferramentas’ > abre uma janela com as opções > escolha a pasta ‘Scraps’ > ‘OK’. Mais uma vez: pronto!

    Agora temos um atalho, ‘Scraps’, no canto direito da Barra de Tarefas. Basta clicar no sinal ‘>>’ para exibir um menu que permite o acesso direto ao conteúdo desta pasta. É só clicar no ícone desejado, que abre a anotação feita. Seja ela um texto no WordPad, ou uma página da Internet.

    Só não se esqueça de, de vez em quando, fazer a faxina da pasta Scraps.
  • Nenhum comentário: