21.1.06

Disse tudo!

Desde que morreu aquele pobre cão que se atirou do viaduto, desesperado, ao ser perseguido por uma equipe da prefeitura, venho indignada com o assunto: com a morte do bicho, com a incompetência de quem foi resgatá-lo, com as barbaridades ditas pelas "otoridades" responsáveis.

O fato de ninguém ter se lembrado de chamar a Sepda (suposta secretaria de defesa e promoção do animal) mostra o quão irrelevante ela se tornou para todos, embora o senhor secretário Victor Fasano continue mamando, e mais do que qualquer de nós jamais imaginaria, nas tetas do nosso riquíssimo município.

(Aliás: o Globo descobre que o cara levou 260 mil por duas jacutingas, vai levar mais de 800 mil por nada... e até agora... nada. A administração do senhor Cesar Maia anda tão corrupta, mas tão corrupta, que já não se mexe por acusações de "pequeno montante").

Estou pra escrever sobre isso desde então, mas ainda estou às voltas com o meu, digamos, "intensivo"; assim, descaradamente, roubo o que a Rosana escreveu no A propósito... são vidas!:
"A Secretaria de Defesa dos Animais promete que incidentes como o que tumultuou o trânsito no Rebouças (então seria esta a finalidade da Secretaria de defesa dos Animais, se preocupar com tumultos no trânsito) serão mais raros, a partir de fevereiro, quando for inaugurado o centro de triagem para animais encontrados em vias públicas (ponto onde os animais deixarão a terra para encontrar com anjos no céu, em outras palavras, morrerão esquecidos). O centro ficará na Fazenda Modelo (modelo de campo de concentração), em Guaratiba (para quem não sabe, a fazenda modelo recebia em seu passado mendigos recolhidos das ruas do Rio de Janeiro).

Os animais serão recolhidos por veículos da Prefeitura, mas a secretaria garante que não serão exterminados (apenas morrerão de fome e sem cuidados, nada demais. Quantos Veterinários seriam necessários para cuidar de um abrigo de um Município com uma população canina e felina estimada em 800.000 animais domiciliados, sem contar os abandonados? Cinco? Seis?).

-- O centro funcionará como abrigo (abrigo, o que significa proteção e amparo, neste caso quer dizer depósito de lixo) para cães, gatos e outros animais recolhidos. Será aberto ao público e os animais ficarão lá até serem adotados (uma espera rápida, pois são apenas milhões de animais, o que torna a adoção muito fácil. Sem contar que a divulgação é ampla e todas as famílias cariocas estão realmente disponíveis e em condições de adotar um animal).

Atualmente, O Centro de Controle de Zoonoses é o órgão encarregado de recolher animais feridos, agressivos ou doentes das ruas do Rio. Os animais são levados para o canil (depósito) da Instituição, em Santa Cruz."

(Reportagem de "O Globo" de 18 de janeiro de 2005, primeiro caderno, página 12.)

Até quando a população será enrolada e não educada?

Quanto mais se apreende animais, mais animais são abandonados. A volta da carrocinha é uma satisfação para quem acha que animais não têm valor, ou seja, aqueles que os abandonam. Os grandes e magníficos pensadores "Seres Humanos".

Obs: As palavras em negrito não fazem parte da reportagem... infelizmente. (Rosana Monteiro)

Nenhum comentário: