28.10.05



Identificado o vilão dos popups!!!

Escreve Eduardo Stuart:
"Se lembra da queixa da Marcela sobre o surgimento de popups durante o acesso ao internETC? Naquela ocasião cheguei a imaginar que a máquina dela estava infectada com algum tipo de spyware e não dei muita atenção ao caso, exceto recomendar a instalação do Spybot Search and Destroy. Mas relendo alguns comentários antigos, ví que outra pessoa também se queixou e fui investigar para ver se realmente algum serviço agregado estava exibindo popups, mesmo que esporadicamente.

E não é que está?

Pelo Opera, desativei o bloqueio de popups e acessei normalmente o site. Nada de estranho aconteceu nas três primeiras tentativas, mas na quarta surgiu um banner. Recarreguei o blog mais algumas vezes e a cada 3 ou 4 tentativas o banner aparecia novamente. Algo estava errado.

Fiz uma varredura nos serviços que estão instalados no blog e acabei descobrindo o vilão da história: é o Fast Online Users, que conta a quantidade de visitantes que estão no site naquele momento. Na seção de termos do serviço, existe a seguinte cláusula: "If this service is abused or have to many hits per hour, banners or popups could appear". Considero essa cláusula abusiva e traiçoeira, principalmente levando em consideração a popularidade do seu blog.

Como a maioria dos leitores deve ter algum tipo de proteção contra popups, é capaz que boa parte deles sequer viu um popup ou banner. Mas mesmo assim acho uma boa idéia retirar esse serviço do blog para evitar maiores dores de cabeça."
De modo que sai o número de usuários online, um feature engraçadinho mas safado, que estava infernizando a vida de tanta gente.

Então: não digo que o Eduardo é o máximo?! :-)

Nenhum comentário: