Um senhor telefone
Semana passada, fiquei de falar mais sobre as minhas experiências com o 6681, novo "smartphone" da Nokia. "Smartphones" são celulares com algo mais, máquinas de trabalho que, em tese, podem praticamente substituir os PDAs. A Nokia classifica o 6681 como um "imaging smartphone", ou seja, um desses pequenos notáveis, mas especializado em fotografia.Embora faça fotos de "apenas" 1.3 megapixels (contra os 2Mp dos Sony-Ericsson K750i e W800), ele tem uma excelente qualidade de imagem e um pequeno editor fotográfico que realiza funções básicas, como clarear ou escurecer imagens, cortar, virar, acrescentar moldurinhas ou texto, etc. A câmera fica na parte de trás do aparelho, guardada por uma placa protetora que desliza para ativá-la, fazendo com que entre em ação imediatamente. Pode-se fotografar mesmo com o teclado travado.
Aliás, por falar em teclado: ele "percebe" automaticamente quando está escuro e acende sozinho. Adorei isso!
O 6681 é também uma poderosa máquina de som. Poderia ser um baita player se saísse da loja com um cartão de memória maior do que o RS MMC de 64Mb que traz; mas esta memória não é suficiente para armazenar fotos, programas e músicas. Felizmente, este é um problema que se pode resolver com alguma persistência. O diabo é que o cartão só pode ser um RS MMC bi-volt, ainda bem difícil de encontrar.
O PC Suite, software que faz a conexão com o computador, funciona bem tanto com cabo quanto com Bluetooth; é através dele que se podem baixar para o celular documentos do Office (doc, pps e xls) e arquivos pdf.
Como teste, passei para o bichinho a planilha que criei com os meus DVDs, com 237 entradas com título, título original e diretor, e ele a lê sem problemas. Melhor ainda: eu a leio sem problemas, porque a tela, que faz do 6681 um celular relativamente grande, também faz dele um belo celular para leitura, navegação na web e visualização de imagens.
O browser com que vem de fábrica é bom (melhor do que os browsers da Nokia que usei até aqui) mas o ideal, a meu ver, é baixar o Opera Mobile. Com ele, não tive dificuldade em acessar site algum; no meu blog, posso abrir a caixa de comentários, ler o que os leitores comentaram e responder; o Google voa.
O 6681 é um brinquedinho caro (cerca de R$ 2 mil) mas extremamente útil e versátil, sobretudo para quem depende de celular para trabalhar de verdade.
(O Globo, Info etc., 17.10.2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário