Melhor é impossível
RIDING GIANTS -- NO LIMITE DA EMOÇÃOVocês já podem ter visto filmes com ondas grandes e grandes surfistas, mas duvido que tenham visto combinação tão eletrizante de umas e outros. O título ambivalente em inglês, "Riding giants", em que não se sabe ao certo se a idéia é surfar gigantes ou gigantes que surfam, dá uma pista ausente no título brasileiro: mais importantes do que as ondas arrepiantes são os homens que foram até lá, reverenciados pelo diretor Stacy Peralta como os semideuses que de fato são.
O documentário é, pura e simplesmente, um primor, juntando depoimentos atuais dos seus principais personagens a trechos de filmes caseiros de 50 anos, que mal imaginamos como foram filmados, mostrando as lendas do surfe em ação. Lá estão, entre outros, o magnífico Greg Noll e o invencível Jeff Clark, que durante 15 anos surfou sozinho as ondas mais perigosas da Califórnia. O filme termina com Laird Hamilton, que reiventou o esporte com os jet-skis, atravessando a mais espantosa parede de água que já se viu.
Ninguém precisa ser surfista ou ter noção do que é surfe para se emocionar com esses homens maravilhosos e suas pranchas voadoras.
(O Globo, Rio Show, 8.7.2005)
Nenhum comentário:
Postar um comentário