29.7.05



A lei do cão

O Fred me cobrou um post a respeito da polêmica em torno dos pitbulls. Estou no atraso em relação ao assunto, mas confesso que não me sinto muito segura em relação ao caso. Acho um completo absurdo os bichinhos serem proibidos de sair durante o dia, isso nem se discute; mas sou a favor de guia e enforcador.

Achei absurda a liminar que permite àquela moça do Leblon sair com o pitbull solto, só assim.

Não tenho certeza se sou a favor de focinheira; de modo geral não, mas... o problema é que, sinceramente, não acredito em pitbulls mansos, ou, melhor dizendo, mansos com todo mundo. A quantidade de incidentes envolvendo pitbulls que, até aquele momento, eram muito bonzinhos, me faz desconfiar disso.

Além do quê, tenho bronca com a quantidade de donos de pitbulls que, obviamente, criam os animais como armas. Não é justo que todos os pitbulls paguem por causa de alguns donos imbecis, mas também não está certo que pessoas sejam atacadas sem mais nem menos e gatos e cachorros pequenos sejam mortos por cães sem limites de comportamento.

Não entendo suficientemente de cachorro, tenho ouvido opiniões contra, a favor e pelo contrário. De modo geral, acho que qualquer animal doméstico feroz presta um desserviço à causa animal como um todo: cada vez que sai notícia de ataque de pitbull no jornal, isso reforça, na cabeça das pessoas que não gostam de animal, a idéia de que bichos não são bons para conviver com humanos.

Tenho mais dúvidas do que certezas em relação aos pitbulls -- a minha única certeza, absoluta, é que não se pode privar uma criatura de tomar sol. Os pobres bichinhos em casa, condicionados aos seus passeios na rua, de repente tidos como marginais... não, isso não se faz e, a meu ver, é simplesmente criminoso.

O Rio melhoraria muito se os pitbulls fossem para a rua durante o dia e os governadores acasalados só pudessem circular à noite.

Ah: e sou a favor de castração, sim. Se é para acabar com a raça, é melhor que seja assim do que matando os coitados que não têm culpa de terem nascido.

Sou também a favor da castração de gatos (a Família Gato é toda castrada), de modo que não há parcialidade minha nisso.

Nenhum comentário: