9.2.04



Fotolog: uma semana turbulenta

A crise comeu solta no Fotolog ao longo da semana. O sistema está devagar, quase parando. Postar fotos é tarefa que requer disciplina, paciência e nervos de aço; já abrir páginas e navegar pelas fotos dos amigos tem sido pura e simplesmente impossível. Nos vários grupos de discussão do sistema, a temperatura subiu a níveis explosivos, com usuários geralmente calmos e bem comportados dando vazão à frustração e discutindo uns com os outros. Grande barraco!

Na terça-feira, finalmente, quando o Fotolog ultrapassou a marca dos 300 mil usuários, Cypher — um dos fundadores e porta-voz habitual do Fotolog — postou um comunicado com várias notícias importantes.

A primeira, pela qual todos ansiavam, é que, afinal, foi possível levantar dinheiro junto a investidores. A quantia em questão não foi revelada, mas sabe-se que Cypher, Heif e Spike, os sócios fundadores, abriram mão de parte de sua propriedade no sistema para poder concretizar o negócio, e que viabilizará a nova etapa do Fotolog, que nasceu como um pequeno sistema para troca de fotos entre amigos e é hoje a ferramenta de maior sucesso da internet.

Nos próximos dias, o Fotolog terá um escritório de verdade em Nova York. Graças ao investimento recebido, Cypher pode pedir demissão do emprego, e agora passará a se dedicar, full time, às questões do Fotolog — entre elas, a contratação de uma pequena mas mais do que necessária equipe técnica.

Um dos investidores — que pode ser encontrado em www.fotolog.net/mjlato — passou a ser, também, o primeiro funcionário do Fotolog. Sua tarefa inicial é cuidar das negociações com eventuais parceiros brasileiros. Como todo mundo sabe, o Brasil é recordista mundial em usuários, com quase 167 mil fotologs. Todos, praticamente, gratuitos.

Encontrar um representante local, que possa receber pagamentos em reais, é crucial para a sobrevivência do site. Acontece que mesmo brasileiros que gostariam de contribuir acabam esbarrando no Pay Pal, método de pagamento razoavelmente eficiente para quem mora nos EUA e/ou tem cartão de crédito internacional, mas inviável fora de lá.

* * *

Outra boa notícia é que o site foi temporariamente fechado a inscrições gratuitas. Essa era uma medida óbvia para todo mundo que vinha sofrendo com os bugs e com os nós da rede; ninguém conseguia entender como, apesar do funcionamento precário, o Fotolog ainda permanecia aberto à criação de novos fotologs. Mas isso, parece, era necessário para mostrar aos investidores a sua vertiginosa capacidade de crescimento.

Há todo um upgrade sendo preparado para entrar em cartaz dentro de alguns dias. Segundo Cypher, uma das principais novidades é um novo sistema de Friends/Favorites, aquela lista em que os usuários podem acompanhar o movimento dos seus amigos e favoritos. Este é um ponto delicadíssimo, já que, sob muitos aspectos, é a chave do extraordinário sucesso do site.

Outras novidades anunciadas por Cypher incluem melhor capacidade geográfica, ou seja, a tão desejada possibilidade de se encontrar fotologgers não-americanos por seus estados (e não só países) de origem, e uma área de fotologs de grupos totalmente redesenhada. No momento, os grupos sofrem com postagens inadequadas, e têm poucas ferramentas de controle.

A medida mais polêmica foi a restrição temporária de horários de upload para os fotologs gratuitos. Até segunda ordem, usuários não-pagantes só podem postar entre uma e dez da manhã, horário do Brasil. Cypher explicou a razão:

— Os uploads em si mesmos não têm causado engarrafamentos, mas nós observamos que o grosso das atividades dos usuários se concentra no momento em que fazem o update dos seus fotologs, — disse. — É aí que eles vão conferir os F/F, ler os comentários, responder, e assim por diante. Ao mesmo tempo, as fotos tendem a receber a maioria dos comentários assim que são postadas. Não achamos que essa medida causará um alívio gigantesco e imediato ao site, mas esperamos que, pelo menos, desvie parte do movimento para as horas mais sossegadas.

Nem preciso dizer que este anúncio deflagrou a habitual saraivada de baixarias por parte dos adolescentes brasileiros.

Deprimente.


Até o nariz do irmão ficou pra trás...


O famigerado peito exposto por Janet Jackson durante o Superbowl foi, pasmem, o assunto mais procurado na internet num único dia em todos os tempos, ganhando até do 11 de setembro! Segundo a coluna Lycos Report, observatório diário das máquinas de busca, o indigitado peito foi cinco vezes mais procurado do que o ônibus espacial Columbia no dia em que explodiu.

Ah, o que a falta de um bom carnaval não faz com a pessoas...!


(O Globo, Info etc., 9.2.2004)