15.2.04



Blogger BR

Ainda não conversei pessoalmente com ninguém do Blogger.com.br, de modo que não tenho maiores informações a respeito do que está acontecendo, salvo a desculpa esfarrapada que deram para a Elis ("ataques de vírus").

Além da imperdoável falta de atenção e de cuidado com os usuários, o que me parece ocorrer por lá é a velha história: nocaute por custo de banda.

Na época da bolha, todo mundo -- não só no Brasil, e não só na Globo.com -- achava que a internet se transformaria numa espécie de televisão por computador, ou seja, numa máquina de fazer dinheiro. Contrataram-se técnicos e executivos a peso de ouro e construíram-se estruturas gigantescas, partindo-se do questionável princípio do "quanto maior, melhor".

Criou-se também o perigosíssimo mito de que em internet tudo é grátis. Mas não é não. Manter a rede no ar é caríssimo, e a publicidade, que seria a grande fonte geradora de renda, até hoje não se entendeu com a web. No entanto, no fim do mês, alguém tem -- sempre! -- que pagar a conta.

A minha impressão em relação ao Blogger.com.br é que, de repente, a conta ficou alta demais. Isso é puro "achismo" da minha parte; como eu disse, não conversei com ninguém de lá, e ainda não tenho informações concretas, a não ser em relação ao limite de armazenagem. O que me foi dito, na época em que o serviço foi fechado para quem não fosse assinante Globo.com, é que o Blogger.com.br tinha se transformado num ninho de sites pornô, e que o espaço para armazenagem de imagens seria reduzido para desestimular esses sites. O limite agora criado é, por sinal, o mesmo do Blogspot Plus, que eu uso.

Amanhã o Info etc. traz, por acaso, uma reportagem com novas ferramentas para blogs. Ainda não sabíamos que o Blogger.com.br estava invisível do outro lado do mundo -- medida a meu ver inteiramente incoerente com o espírito da internet.

Mas, sinceramente? Acho que, em breve, a única forma de se ter um blog que não dê problemas e que não apronte surpresas desagradáveis será partir para uma produção independente, ou seja: hospedando-se o blog por conta própria.

Por enquanto, para os amigos de fora que não conseguem ver os blogs.BR, a solução está aqui, no querido Caryorker.

Para quem tem blog no Blogger.com.br, e ainda não fez backup, receitinha de bolo do Ivan aqui.

Nenhum comentário: