17.2.04



Com a palavra, o Blogger.BR

Pessoal, a Mariana Navarro, responsável pelo Blogger.com.br, me mandou um email com a posição oficial da equipe a respeito dos problemas de acesso dos últimos dias:
"O bloqueio de acesso de IPs de fora de Brasil a blogs hospedados no Blogger.com.br foi uma manobra pontual, adotada para proteger o Portal Blogger Brasil e o conteúdo dos próprios usuários da ação de hackers.

A Globo.com sofreu severos ataques de hackers durante o final de semana (essa é uma situação enfrentada constantemente por portais de grande exposição) e para evitar que problemas de maiores proporções viessem a ocorrer, bloqueou a "porta de entrada" desses ataques, que eram os blogs acessados de fora do Brasil.

O acesso do usuário internacional é visto como de grande importância para a Globo.com e vem crescendo comprovadamente. Para se ter uma idéia, no segundo semestre de 2003 o número de usuários que utiliza o serviço de fora do Brasil dobrou.

A equipe de Tecnologia da Globo.com, com a ação preventiva de bloqueio, pode estudar o comportamento do hacker para tentar evitar futuras investidas.

Vale ressaltar que o bloqueio se restringiu apenas aos blogs visitados e não ao portal Blogger Brasil que é utilizado pelos usuários para administrar seus blogs.

O acesso já está liberado."
Menos mal! Conversei com um dos diretores, e ele me garantiu que não há nenhuma intenção da Globo.com de fechar o acesso internacional aos blogs.BR, pelo contrário. Ele reconheceu que, de fato, faltou uma comunicação prévia, mas ressaltou que a equipe estava trabalhando no grito para impedir maiores estragos.

Se algo no gênero voltar a ocorrer, me disse ele, a primeira providência será postar um comunicado na página de abertura do Blogger.BR e, por precaução, também na da Globo.com.

Aproveitando o papo, sugeri que criem na página um link para comunicação com o pessoal do Blogger.BR, e ele me disse que isso será feito.

Nenhum comentário: