27.11.08

Dos comentários

"Triste a calamidade que se abateu sobre Santa Catarina.

E igualmente tristes, ou talvez mais tristes, as condições do resgate e de como ele está sendo feito.

Depois de ficar ilhado sem água e comida, remédio, assistência, ver o socorro chegar é alívio e esperança; mas não foi isso que vi na televisão, muito pelo contrário. Vi um cena de resgate que me chocou, e pensei em tantas outras que devem ter ocorrido de maneira semelhante.

Uma família numerosa, pai , mãe, avós, filhos, crianças e quatro cachorros, que há dias estavam em sua propriedade ilhados, sem água, sem comida. Ao avistarem o helicópero da Força Aérea, o alívio levou todos às lágrimas porque viam, enfim, ali, a esperança de sair daquela situação difícil que há muito se prolongava.

Até os cachorros pulavam em torno dos soldados e das pessoas. Via-se neles a alegria espontânea de quem entendia o que significava aquela chegada.

Uma a uma as pessoas foram sendo encaminhadas ao helicóptero e por fim, depois da última, os soldados se afastaram, fecharam o aparelho, subiram e foram embora. E o olhar e a perplexidade dos animais ficou claramente refletida na suas atitudes, pois ficaram totalmente paralisados, observando a aeronave ir embora.

Essa operação estava sendo filmada, e o repórter José Luis Datena, da TV Bandeirantes, dentro do helicóptero, comemorava (!?!) feliz o que tinha acontecido.

Como comemorava?

Deixar para trás quatro animais indefesos para morrer e não livrá-los daquela calamidade é motivo de comemoração?

Como aquelas pessoas puderam ser tão frias e abandonar os animais, que até então com elas conviviam, e não se importar se eles ali continuariam sem água e sem comida, até quando e como?

Aquela cena foi simplesmente desprezível!

Como um ser humano pode ser tão desumano, se importar tão pouco, e não olhar para o lado! Como senhores de cabelos brancos, a quem a vida supostamente já deveria ter dado lições, podem não ter um mínimo de sentimento por seres incapazes e dependentes, e largá-los sem olhar para trás?

Por outro lado, como a Força Aérea estabelece esse critério de resgate, determinando por sua conta um sentença de morte a seres que não tem voz de escolha?

Quantas vezes a cena triste que vi se repetiu e vai se repetir, com outras pessoas igualmente frias, de coração indiferente, alma pequena e comportamento cruel?

Tudo isso tem um único nome: EGOÍSMO.

O ser humano hoje, infelizmente está cada vez mais voltado para o mundo do "seu" . O resto é exatamento isso: o resto.

Que exemplo lamentável aqueles adultos passaram para os seus filhos e netos!

Que exemplo cruel aqueles adultos que criaram e conviveram com aquelas criaturas, com certeza meses, anos, passaram para um país tão carente de referências de solidariedade, amizade, amor!

Schopenhauer uma vez disse: "A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais não pode ser um bom homem".

Foi exatamente isso que faltou: COMPAIXÃO.

O ser humano que não tem compaixão pelo próximo, seja ele ser humano ou um outro ser vivo que precisa da sua ajuda, não tem retidão de caráter na vida. Sobra-lhe crueldade. Desse tipo de pessoas, quero distância. Em nada vão contribuir para melhorar o planeta."

Elizabeth Dias

Nenhum comentário: