30.11.06

Todos brigam, ninguém tem razão

O quiproquó armado em torno do nome da estação do metrô da Praça Eugênio Jardim é um festival de besteiras do começo ao fim.

O governo estadual resolveu chamá-la de Estação Cantagalo, imagino que por causa do Corte de Cantagalo, logo ali; mas alega que a população desconhece o nome da praça, o que, convenhamos, é rematada tolice, já que a estação servirá a uma região cujos habitantes estão carecas de saber onde vivem.

Se a turma da Rosinha não conhece o nome dos logradouros públicos, só lamento -- embora não estranhe, dada a absoluta falta de apego do governo à cidade.

Estação Cantagalo é muito mais bonito como sonoridade, mas é errado geograficamente. A estação está em plena Praça Eugênio Jardim, ao passo que o Cantagalo propriamente dito fica pra lá do túnel, em Ipanema. Além disso, as estaçõs Saens Peña e Cardeal Arcoverde levam o nome de suas respectivas praças.

Bom. Nisso vai a Amacopa, a Associação de Moradores e Amigos de Copacabana, faz um abaixo-assinado pedindo o nome Eugênio Jardim, e me sai com a seguinte pérola:
"Todos nós devemos, sempre que possível, enaltecer os bons exemplos, para que nossos filhos e para que a própria sociedade tenha modelos a seguir. (....) Todos nós devemos evitar toda e qualquer possibilidade de -- inadvertidamente ou não -- enfatizar ou evidenciar, os maus exemplos, passíveis de alusões ou associações, ao crime, a contravenção e a delinqüência, o que infelizmente, a denominação "Cantagalo" tem hoje, com o narcotráfico."
Estou para ver argumentação mais obtusa, precária e preconceituosa!

A estação não deve (ou não deveria) se chamar Cantagalo pelo simples fato de que não fica no Cantagalo, e sim na Eugênio Jardim. Ponto.

Diante disso, é claro que a comunidade do Cantagalo sentiu-se ofendida e, agora, a Secretaria de Direitos Humanos ameaça processar a Amacopa por calúnia, injúria, difamação, racismo e sei lá que mais.

Só não processa pelo mau português do texto porque assassinar o vernáculo, infelizmente, não é crime.

Durma-se com um barulho desses...

Nenhum comentário: