26.11.06

Boa idéia!

Escreveu o Ribondi:
Estilo cinematográfico a gente aprende a apreciar, feito qualquer outra coisa na vida.

Hollywood tem fórmulas permanentes para agradar a quem for ao cinema. Não exige esforços, já entendemos os símbolos, as mexidas de câmera, os cortes, o ritmo da ação. Nada precisa ser inventado.

Cinema brasileiro ainda é incipiente, ainda se descobre. Mas temos filmes brasileiros genais, sim senhor.

Alguns, na minha opinião:

Limite
Barro Humano
Janelas da Alma
Cidade de Deus
Nunca Fomos Tão Felizes
Edu, Coração de Ouro
Casa de Areia

Paro aqui. Ou fico a noite toda. Mas aprecie certos filmes nacionais como quem aprecia um vinho raro, de paladar mais pro Pinot que pro Cabernet. Que a gente precisa aprender a degustar.
Pois, ótima idéia! Sobre o vinho não sei, que não bebo (ninguém é perfeito) mas, em relação aos filmes -- assim a nível de conceito, sabem como é? -- estou de acordo. E adoro brincar de listas. Alguns dos meus favoritos, pelo menos neste momento (que isso muda a toda hora):

Casa de Areia
Tudo Bem
Estrada da Vida
Durval Discos
Deus é Brasileiro
Memórias do Cárcere
Pequeno Dicionário Amoroso
Eu Tu Eles
Cabra Marcado para Morrer
Sargento Getúlio
E...

Vários outros, provavelmente, de que não estou me lembrando agora.

Quais os de vocês?

Nenhum comentário: