4.7.05



Perguntas difíceis


Uma pergunta difícil:

-- Você conhece alguém que possa dar um jeito no meu computador?

Outra pergunta difícil:

-- Qual é a máquina que você recomenda?

No primeiro caso, volta e meia sei de estudantes competentes que ganham uns trocados consertando micros e ensinando a arte a novos usuários; mas quanto melhores são, mais rapidamente conseguem um bom emprego... e deixam de prestar assistência técnica a domicílio. Ou então arrumam tantos clientes que logo não dão mais conta do recado.

No segundo caso -- entendendo-se por "máquina" qualquer coisa que tenha baterias e um circuito integrado -- além das que eventualmente conheço em pessoa, tenho um ótimo termômetro à disposição: a quantidade de queixas de consumidores insatisfeitos que chegam ao jornal.

O raciocínio é: quanto menos queixas, melhor o produto. Mas, às vezes, mesmo bons produtos, nos quais a gente confia, acabam sendo protagonistas de histórias de horror.

Por acaso, recebi emails relatando duas dessas histórias inesperadas na semana passada. Afonso Gappo comprou um Dell Dimension 4700 em maio passado, a máquina nunca funcionou e, entre outras misérias, um técnico da Dell que esteve na sua casa tentando resolver o problema conseguiu destruir o CD do Sims 2, jogo favorito da sua filha.

Ele aguarda uma resposta qualquer da Dell desde 27 de maio, e é hoje um consumidor à beira de um ataque de nervos, mandando para a empresa emails em caixa alta (equivale dizer, aos gritos), com cópia para jornais e revistas.

Já Lucio Wandeck comprou em julho de 2003 uma Sony Cybershot 52 que, em abril de 2005, veio a falecer enquanto ele tentava apagar fotos já transferidas para o PC:

"Escrevi para a Sony e, até hoje, 28 de junho de 2005, apesar de haver reiterado o pedido mais de uma vez, tudo o que a empresa fez foi enviar respostas automáticas acusando o recebimento do email. Com o desplante de dizer Sua pergunta à Sony é muito importante para nós, responderemos o mais rápido possível."

O que é que a gente pode dizer a esses usuários? Eu me sinto parcialmente responsável: sempre recomendei máquinas Dell e sou usuária de Cybershots desde o primeiro modelo da série, o P1. Acho que ambos deram azar com as máquinas; mas o que está acontecendo entre eles e as assistências técnicas realmente não tem justificativa.

(O Globo, Info etc., 4.7.2005)

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