7.1.03



Enquanto isso, na Noruega...

...o Jack Valenti e a MPAA perderam o caso do DeCSS!!! Para os que não sabem o que é isso, não se preocupem com as letrinhas e abram uma Cerpa do mesmo jeito, porque é uma grande vitória para TODOS! Deu no AftenPosten e a essa altura, imagino, já está em toda a parte, mas aqui deste lado do mundo, de cabeça pra baixo, só fiquei sabendo agora, graças ao Mahna Mahna: valeu, meu amigo, taí um bom jeito de começar o dia!

Resumindo: o rapaz que quebrou o CSS, aquele código de quinta que a igualmente de quinta MPAA instala nos DVDs pra que só toquem assim ou assado, foi absolvido em grande estilo. A Corte decidiu que o consumidor, ao contrário do que querem os tubarões da indústria de entretenimento, é dono da sua legítima propriedade, e tamos conversados. Como jurisprudência, ainda que tenha acontecido na Noruega, é de grande valor.

Angloparlantes, leiam a manchete e a abertura, e vejam se isso não soa como música para os seus ouvidos:

'DVD Jon' scores huge legal victory

A Norwegian teenager who helped crack a code meant to protect the content of DVDs won full backing from an Oslo court on Tuesday. The court acquitted him on all charges, a ruling that comes as a crushing blow to public prosecutors and entertainment giants.

Em outras palavras:

YESSSSSSSSSSSSS!!!

Ah, sim: Mais tarde, notícias de Shangai. Vou tomar café da manhã, depois de ter passado a noite acordando nos horários mais esquisitos com todos os tipos de fome. A viagem é cansativa, mas esta cidade é realmente extraordinária e vale cada minuto no avião.

Nenhum comentário: