5.8.02



Delete

Hoje, pela primeira vez, bani um usuário dos comentários. Em termos efetivos, isso não quer dizer nada: amanhã ele volta com outro endereço, eu vou banir o outro endereço, e assim sucessivamente, até o fim dos tempos -- ou até que ele perceba que está perdendo, além do meu tempo, o dele também.

Um blog é um veículo de comunicação público, e é direito dos leitores que não gostaram do que leram darem a sua opinião. Comentários críticos feitos de boa fé são, aliás, extremamente importantes para o estabelecimento do grande diálogo que faz -- e é -- a internet. Esses são sempre bem-vindos; me fazem pensar e, eventualmente, rever conceitos.

Comentários pueris, do tipo "este blog é feio", são... bem, bobagens. Fazem parte da vida online, e temos que conviver com eles. Se não exigimos maturidade e/ou educação de todo mundo que encontramos fora da rede, por que exigir que, na internet, todo mundo saiba, subitamente, como se portar? Esses comentários ficam por aí. De certa forma, fazem parte do blog e da sua história.

Mas há um tipo de comentário feito de má fé, fruto não de ignorância ou de simples falta de educação, mas de maldade e de deformação moral, que não pretendo deixar no ar. Sim, eu sei, nós estamos numa democracia; e sim novamente, eu sou radicalmente contra qualquer espécie de censura -- acho que, no seu blog, cada um faz o que quer.

No meu blog, porém, cabe a mim zelar pelo meio-ambiente. Quem vem até aqui sabe que vai encontrar sempre um determinado padrão de qualidade, baseado em atenção e respeito. Assim como não publico cartas de baixo calão no Globo, não vou manter comentários de baixo calão aqui.

O internETC. não é um hate-blog. A quem detesta gatos, flores, viagens e gadgets eletrônicos em geral, sugiro outras paragens: a internet é vasta, variada, e suficientemente mal freqüentada para agradar a todos.

Nenhum comentário: