26.8.02



American Way of Life

Lendo o blog do Peter Merholz, o peterme.com, caí num post surrealista. Depois de morar muito tempo em casas alugadas, ele resolveu comprar um imóvel. Para isso, como a maioria dos mortais, teve que levantar um empréstimo. E é aí que a coisa está pegando: ele não tem crédito na praça. Mas é não ter crédito no sentido de ser mau pagador e estar com o nome sujo em algum SPC da vida, nada disso. Ele não tem crédito, nem bom nem mau, como se, pura e simplesmente, não existisse.

O problema é que o Peter não é um americano típico. Ele nunca comprou carro (anda de bicicleta), vive estritamente dentro do salário que recebe, nunca contraiu dívidas e não tem cartão de crédito, apenas cartão de débito bancário. Portanto, não existe para o sistema. Lição? Os bancos não estão interessados em gente organizada, que paga as suas contas direitinho -- caso vocês não tenham reparado, o Big Brother não é uma ficção política, mas sim uma realidade econômica. Se você quer ser um cidadão respeitado e reconhecido pelo Sistema (não, não estou falando em Windows ou Mac OS) endivide-se até o pescoço... para poder se endividar mais ainda!

Nos comentários do post do Peter, outras histórias parecidas com a dele, e uma grande lição de vida: um professor do MIT que, a intervalos regulares, compra alguma bobagem a crédito, ou levanta papagaios sem necessidade (lá, né, onde os juros não são um assalto!). O que é que ele está fazendo? Ora, está apenas comprando um "histórico de crédito" a bom mercado.

Como eles mesmos dizem, go figure.

Nenhum comentário: