22.8.02



Daqui pro Mario AV e vice-versa

Clipado de :

Isso rolou no blog e nos comentários da Cora:

Cora: Dica para quem não pôde ir ao Hard Rock Café ontem à noite, ou foi e quer repetir a dose: Evan e Jason, os criadores do Blogger, vão estar hoje, quinta, às dez da manhã, na ESPM Rio, na Rua do Rosário 90.

Mario AV: Como eu não vou poder ir, faz por mim uma pergunta. Se o Evan sabe, e sabendo, o que ele acha, de a Globo.com se apossar automaticamente de tudo o que for produzido nos seus blogs.

Cora: Eu não vou estar lá amanhã por motivos óbvios, Mario AV (não existo antes do meio-dia), mas vou mesmo levar a questão à galera da Globo.com. Acho este contrato inviável, e insustentável perante qualquer juiz com base na lei de direitos autorais.

A minha impressão é que eles simplesmente reproduziram o contrato padrão que usam para o jornalismo. Uma coisa é você pagar por uma matéria, e eventualmente modificá-la para que se adapte ao espaço ou ao veículo de que dispõe; outra é utilizar material publicado por outros, ainda que na sua gráfica.

Esta cláusula não faz o menor sentido.

Mario AV: Outros visitantes apontaram, com razão, que um mundo de gente não está ligando e migrando seus blogs para a Globo.com do mesmo jeito. Mas discordo que tenham feito isso com consciência de que venderiam a alma no processo. O alarme soou com atraso.

A maior atração migratória para quem já tinha tido a manha de criar o blog em inglês é a hospedagem gratuita de arquivos. O contrato diz que cada arquivo pode ter até 3 MB - menos que a maioria dos MP3, de toda forma, e sem acesso via FTP. E o espaço máximo pode ser revisado a qualquer instante. Certamente não poderá permanecer ilimitado por muito tempo. Já que a Globo.com também avisa que não se responsabiliza pela integridade dos seus dados e se dispõe até a apagá-los individualmente sem prévio aviso...

Cora, reassumindo os trabalhos aqui mesmo:

Falei hoje à tarde com o pessoal da Globo.com. Como eu imaginava, o contrato de utilização para o Blogger.com.br foi mesmo baseado no contrato para material jornalístico. Acho que ninguém de lá havia prestado muita atenção ao que estava escrito (com exceção do jurídico que, obviamente, não sabe o que é blog). De qualquer forma, a cláusula da "pirataria consentida", conforme bem a descreveu o Daniel Pádua, já foi retirada do contrato, que agora está sendo revisto para ficar mais de acordo com a realidade blog.

Nenhum comentário: