26.6.02



Nuvens passageiras

O Hiro acaba de postar um artigo muito interessante que analisa se os blogs são apenas um modismo ou se vieram para ficar, chamado Is Blogging a Fad?. Gostei do artigo -- mas na minha cabeça está tão clara a questão dos blogs que este tipo de discussão já me parece até supérfluo.

Para mim os blogs são, hoje, ao mesmo tempo modismo e tendência -- como acontece, aliás, com todas as tendências. Estamos vivendo atualmente o momento fad dos blogs: só se fala nisso e todo mundo quer ter um, assim como, há alguns anos, todo mundo queria ter um website. Hoje, a maioria dos websites pessoais morreu; ficaram no ar os essenciais, aqueles que são, de uma forma ou de outra, informação que precisa ser compartilhada.

Com o tempo, à medida em que os blogs forem se incorporando ao ambiente (o que já começa a acontecer), eles vão passar a ser vistos com naturalidade. Aí, além dos usos óbvios e, digamos, corporativos dos blogs -- empresas jornalísticas, comunicação empresarial, essas coisas -- só vai ter blog quem tiver mesmo algo para dizer, seja este algo o que for; enfim, só terão blog aquelas pessoas que têm uma necessidade vital de se comunicarem umas com as outras.

Acho que a publicação de um blog pessoal não é inteiramente diferente, como impulso, de se praticar corrida ou natação, coisas que muita gente começa a fazer ou porque se empolgou com uma reportagem interessantíssima numa revista, ou porque quer entrar em forma, ou porque tem amigos que fazem, ou ainda porque o médico mandou.... O fato é que todo mundo começa com muito gás -- mas, passados uns meses, só continuam correndo e nadando as pessoas que não podem viver sem correr e nadar. E pronto.

Nenhum comentário: