13.7.09

Twitter: arrumando o espaço

Quando me inscrevi no Twitter, há muitas e muitas luas *, marquei a opção de seguir automaticamente a quem me seguia. O Twitter era uma novidade, todo mundo estava testando as águas e a retribuição era apenas justa entre aqueles poucos amigos que se aventuravam por ali.

O tempo passou. Deixei o Twitter pra lá; não é o meu pedaço favorito da rede.

Mas, no ínterim, aconteceu que, onde havia meia dúzia de gatos pingados, surgiram milhares de usuários. Por muito que eu tentasse domesticar a lista de “seguidos”, quando vi estava na cola de quase três mil pessoas – e é virtualmente impossível viver no meio de um barulho desses.

Dá-se que, em algum ponto do calendário, o Twitter desabilitou a famigerada opção de Follow automático. Isso significa que o Unfollow automático também desaparecera, o que acabou de vez com minha vontade de passear por lá. Para início de conversa, eu teria que reduzir a lista gigantesca apagando “seguido” por “seguido”.

Mas de que adiantaria todo o esforço se a lista crescia sozinha?

Tinha que existir uma forma de contornar o problema. E existe mesmo. Na verdade, existem várias, mas a maioria não resolvia o meu problema, já que só corta “seguidos” que não nos seguem. Depois de muito revirar, encontrei o Refollow, melhor ferramenta de gerenciamento de conta do Twitter entre todas as que experimentei.

O Refollow permite que se cortem “seguidos” infiéis ou que se escolham as pessoas a serem cortadas ou mesmo bloqueadas, que se arrumem os amigos por últimos twits, que se veja quem não tuita há tantos e tantos dias e assim por diante. Tudo de forma rápida e simples.

É uma mão na roda e, em alguns minutos, zerou a minha lista, que pude recomeçar do zero.

Na busca por algo como o Refollow, encontrei um prático programinha para mostrar quem seguimos e não nos segue, ou vice-versa. É o Friend or Follow, de ótimo layout e também muito fácil de usar.

Já a questão do Follow automático resolvi através de uma ferramenta menos amistosa, mas ainda assim útil, o site socialtoo.com. Lá pode-se controlar alguns parâmetros do Facebook e do Twitter, entre os quais Follow e Unfollow automáticos.

Em tempo: eu detesto, mas realmente detesto, esse papo de followers, ou “seguidores”! Será que não havia uma palavra menos antipática e presunçosa no dicionário?


* Março de 2007 -- como o tempo voa!


(O Globo, Revista Digital, 13.7.2009)

Nenhum comentário: