20.6.09

Recuerdos



Esta é a cena final de "In Custody", de 1993, filme de estréia de Ismail Merchant como diretor; eu até aqui só o conhecia como produtor, e como metade da formidável dupla Merchant/Ivory -- que, na verdade, tem três pessoas, incluindo a roteirista Ruth Prawer Jhabvala. O trio assinou "Uma janela para o céu", "Vestígios do dia", "Howard's end", "Maurice" e uma quantidade de outros filmes maravilhosos.

A cena está cortada no finalzinho, mas essa foi a única versão que encontrei no You Tube. Vale pela música, maravilhosa.

O filme podia ser melhor do que é. Parte de uma idéia bonita e melancólica: um professor bem pobre coitado (Om Puri), que ama urdu mas ensina hindi, faz um enorme esforço para entrevistar o maior poeta indiano vivo (Shashi Kapoor), que escreve em urdu. Previsivelmente, fracassa em grande estilo.

Hoje idioma do Paquistão, o urdu foi, durante mais de 600 anos, a língua da corte indiana. Com a Partição, em 1947, foi substituido pelo hindi como língua oficial, e o estilo de vida refinado e indolente que representava desapareceu.

O poeta que o professor entrevista é o resumo perfeito deste velho mundo. Enorme de gordo, perde-se entre o cotidiano mesquinho da casa, as brigas de suas duas mulheres e os admiradores que, no fundo, estão mais interessados em comer e beber às suas custas do que nos seus poemas. Apesar disso, é uma alma delicada que conserva antigas finezas, como a criação de pombos e um jardim de rosas.

"In Custody" é bem filmado, tem ótimos atores no elenco e uma trilha sonora da melhor qualidade. Não sei exatamente por que não funciona como devia. É lento, mas com a temática que tem nem podia ser mais rápido.

A coisa interessante é que ele cresce depois de terminado: hoje, na memória, ele me parece muito melhor do que ontem, quando o vi.

A continuar assim, daqui a alguns meses acaba entrando na lista dos meus favoritos...

Nenhum comentário: