12.8.06

Cut & Paste




O novo formato do Globo online foi adotado para evitar o cut&paste que vinha acontecendo direto não por blogueiros e demais "paisanos" da rede, porque isso naturalmente até favorece o jornal, mas por parte de jornais do interior.

Claro que quem quer copiar sempre dá um jeito de copiar, mas parece que entregando de bandeja, como vinha acontecendo, as vendas da Agência Globo estavam sendo muito prejudicadas; e essas vendas ajudam a sustentar o jornal e seus empregados, entre os quais esta blogueira modesta mas orgulhosamente se inclui.

Assim a nível de pessoa, enquanto gente, gostei e não gostei do novo formato. Gostei porque é possível ver as páginas exatamente como saíram, e todas as fotos e ilustrações; mas não gostei porque odeio popups (embora no Firefox se possam abrir exceções para cada caso) e porque, óbvio, acho fundamental poder dar um cut&paste no que me chama a atenção.

A melhor solução que descobri até agora para contornar este problema é a que vocês estão vendo aí: capturar a página, recortar o que se quer, subir para o Flickr e blogar para cá. Está longe do ideal, mas quebra um galho.

Esta captura, por sinal, saiu um pouco pequena; da próxima vez, vou tentar fazer em tamanho maior para facilitar a leitura.

Nenhum comentário: