3.5.06



Vocês estão vendo o que eu disse?

Enviar imagens por email e MMS (os populares foto-torpedos) de celulares ainda são atividades pouco recomendadas à saúde financeira dos usuários mas, apesar disso, começam a se difundir com grande velocidade: afinal, a maior vantagem de se ter um celular com câmera é, justamente, poder enviar as fotos na hora. O processo de envio, que dependendo do modelo e da operadora ainda esbarra em percalços, promete se tornar mamão-com-açúcar assim que chegarem ao mercado as novas fornadas de cameraphones, sobretudo os Nokia e os Sony-Ericsson, que vêm competindo, espetacularmente, pela preferência dos adeptos da foto digital, ou seja: quase todo mundo que fotografa hoje em dia.

Há duas semanas, a SE apresentou o seu line-up de novos modelos. O topo de linha K790, com câmera de 3.2 megapixels, tem grife Cybershot e flash Xenon; agora foi a vez da Nokia, que, entre outros aparelhos, mostrou o que a série N nos reserva. Para começo de conversa, a companhia já deixou de chamá-los de telefones, celulares ou qualquer outro termo restritivo: os releases se referem a computadores e "experiências multimídia", e por justa causa: com qualquer um deles, o usuário pode fazer muito mais do que, há alguns anos, fazia com qualquer PC.

O N93, seguindo a alma de cubo mágico do seu predecessor N90, é, como ele, filmadora, máquina fotográfica e player de MP3 (além de editor de imagens, browser, agenda, e tudo o mais que já estamos acostumados a encontrar em celulares). Mas é menor e, como o K790 da SE, tem câmera de 3.2 megapixels, com lente Carl Zeiss e autofoco. As lentes Zeiss estão presentes em toda a linha N, composta ainda pelo N73 e pelo N72, este com "apenas" 2 megapixels.

Um dos detalhes mais curiosos da briga entre Nokia e SE são as alianças externas que cada uma está fazendo para facilitar o envio de imagens. O K790 da Sony-Ericsson vem de fábrica com conexão direta para o Blogger.com, do Google, ferramenta favorita de criação de blogs no mundo inteiro; a linha N, da Nokia, vem com conexão para o Flickr, da Yahoo, hoje o favorito de dez entre dez fotologueiros "sérios".

As conexões funcionam de forma semelhante: faz-se a foto e o aparelho apresenta imediatamente a opção de enviá-la para o Blogger ou para o Flickr, conforme o caso. Para quem quiser ter um gostinho de como será isso, já existe um programa pequeno (e gratuito!) chamado ShoZu, que faz linha direta com Flickr, Textamerica, Kodak, Webshots e Buzznet -- e, de quebra, ainda oferece backup da agenda de endereços.


(O Globo, Info etc., 1.5.2006)

Nenhum comentário: