Papo tecnostálgico
O Orkut tem mesmo de tudo.Há algum tempo entrei para uma comunidade chamada "Pioneteiros, pioneiros da web". Mas ou não prestei atenção à sua descrição na época, ou o seu criador andou aperfeiçoando o texto. O fato é que, há alguns dias, cuidando dos problemas gerados pela minha dupla personalidade -- o Orkut só permite mil contatos por página, o que para qualquer pessoa que escreve em caderno de informática é muito pouco -- voltei lá para inscrever a minha versão 2.0.
Desta vez, dei boas risadas lendo a descrição, que levei para o blog, e que fez a alegria dos usuários d'antanho:
Para pioneiros, dinossauros e causadores da internet no Brasil. Venha para cá se você:Chegou aqui bem antes de 2000 Usou Winsocks no 3.1 Teve encarte de bolso com Pior, o REDIGIU Foi devoto do Netscape Pesquisou no Yahi, Surf e Cadê Já conectou a 9600 Foi viciado em IRC Usou provedor de BBS, com limite hora/dia Pior, foi sysop Colecionou Internet World, .net, PC Magazine Brasil e Microsistemas Pior, ESCREVEU nelas Conheceu Tribo Internet, Meu Povo, Listas BR, Redes-L, Listas da Esquina, Ansp, Alternex e Elógica Foi owner ou heavy-user do Onelist, eGroups e Makelist Usou majordomo, listproc e gopher Demorou a instalar o ICQ99 com medo da novidade Bateu ponto no chat UOL só pra ver se alguém estava on-line Já disse que "a net não é mais a mesma" Foi fã do informativo Freeware/Shareware do Max Obelix Stocker Pior, foi da confraria, com Max e Fervil Estranhou quando nem todos mais aqui eram antenados/cultos/conhecidos
O papo foi animado.
Eduardo Stuart: "Essa comunidade é o máximo! Já entrei faz um tempinho, mas ainda não tive coragem de responder aos questionários. Imagina alguém dizendo que já criou um programa que foi armazenado em cartão perfurado e que no seu primeiro computador pessoal os programas eram armazenados em fitas cassete -- que, é bom lembrar, volta e meia davam a fatídica mensagem de "erro de leitura", depois de longo 7 minutos carregando o dito. Arght! =)
Me lembro bem da FidoNet. Foi através dessa rede que eu tive o meu primeiro endereço de e-mail, cortesia de uma das BBSs que eu assinava bem antes de surgir a internet comercial. E embora o endereço nunca tenha funcionado direito, era uma grande alegria ter um suposto "endereço de internet". Aqueles eram bons tempos, sem dúvida alguma, mas que não me trazem muitas saudades, não.
A internet como a conhecemos hoje é muito mais prática e o acesso às informações nunca foi tão facilitado. O que sinto das BBSs eram os sempre animados encontros. Como a maioria dos assinantes moravam relativamente perto, era fácil marcar essas reuniões. Com a internet, onde uma mesma comunidade pode ser acessada por pessoas do mundo inteiro, não é assim tão fácil fazer os encontros com a maioria dos participantes."
Marcela: "Gopher!!! Alguém ainda se lembra disto? Mas antes da internet, muito antes, antes mesmo do disquete de 5"1/4, a gente carregava joguinhos no computador com um gravador e fita cassete!!! Dava um trabalho danado acertar o volume pra conseguir carregar. Jurássico! Nos idos de 1980 eu e meu irmão pedimos a minha mãe pra comprar um driver pra disquete de 5"1/4 pro nosso Apple 2000. Minha mãe foi à Mesbla e disse ao vendedor que queria um driver. O vendedor: O que é isto? Minha mãe: Não sei..."
Márcia: "Usei bit-net , Gopher, Veronica, Archie... E quando vi o Mosaico numa estação UNIX, fiquei maravilhada. O tempo de resposta era uma loucura de longo. Mas gostava de usar Gopher e Veronica, porque pouca gente conhecia UNIX, e isto me fazia sentir um pouco "superior" a grande maioria... Sempre fazia pesquisas usando FTP para meus colegas de trabalho. Diziam até que eu era a Rainha da Internet..."
André Breitman: "Meu deus, como tô velho! Comecei pelo TRS-80 Modelo 1,4K; furei muito disco de 3,5 pra virar 180K (antes do double side double density de 360K que eu não tinha grana pra comprar); coloquei mais do que tirei nos arquivos com rodinhas do Capitão Gancho; fui aprendiz de sysop do forum80, primeiro BBS do Rio; tinha coleção de cartões perfurados de todas as faculdades; usei disco de 8" em um estágio (todo orgulhoso); e, um pouco mais atual, tenho um quadro com uma coleção completa de marcadores de livro da Amazon (mas boa mesmo era a books.com)".
(O Globo, Infoetc, 22.8.2005)
Bem, esta coluna vocês não só leram antes aqui como ajudaram a escrever: a colunista agradece a colaboração!
Nenhum comentário:
Postar um comentário