29.3.04



Conversas de família

Comentários “autênticos” de usuários a respeito de produtos sempre me deixam meio desconfiada: afinal, como a gente vai saber quem é aquele usuário, e qual o seu interesse em divulgar o produto em questão? Mas, por acaso, acabo de receber um depoimento em que confio 100%: um email do meu filho.

Ele é engenheiro de sistemas e mora em Austin, Texas, onde, depois de trabalhar para uma série de mamutes do setor, toca com um amigo, agora, a sua própria empresinha de consultoria e desenvolvimento de soluções.

Pois entre novidades de família e gracinhas dos meus netos, Paulinho escreveu o seguinte:

“Acabo de instalar of Sun Java Desktop System e fiquei muito impressionado. Eles fizeram um trabalho excelente em cima do Linux e acho que esse vai dar o que falar. Para quem usa o ‘estou acostumado com o Windows’ como desculpa, é perfeito: não existe qualquer diferença de interface entre os dois sistemas. O SJDS roda macio, estável e rápido. A segurança do sistema é um dos pontos altos, claro.

“O que é ainda melhor: o preço! Por US$ 50, você instala tudo a que tem direito: sistema operacional, Star Office, browser (Mozilla), cliente para email, etc. Eu instalei a versão enterprise (US$ 100) e não preciso de mais nada. Todas as ferramentas necessárias para desenvolver, administrar e gerenciar uma rede inteira estão lá. Desenvolvimento em Java é mole, pois está tudo instalado. Adorei! Recomendo o uso e garanto que o sistema é merecedor de uma avaliação no Info etc. ”

Pois é, a nossa correspondência tem dessas coisas... E, para meu orgulho, devo acrescentar o seguinte: colegas dele já me disseram que têm inveja dele por ter uma mãe com quem se pode conversar a respeito dos fatos da vida.

Quanto à sugestão foi, é claro, devidamente anotada... :-)

O trote dos gatinhos bonsai

As lendas urbanas não morrem jamais. Às vezes alguma delas sai do limbo e volta a atacar com tudo, invadindo nossas caixas postais com mensagens cheias de espanto e, no caso atual, horror. O trote dos gatinhos bonsai, que seriam cruelmente criados em garrafas, anda, novamente, assustando as pessoas.

Só na semana passada recebi mais de dez mensagens de amigos de animais indignados, perguntando que providências podemos tomar em relação ao assunto.

A resposta é: apagar qualquer email que se refira a gatinhos criados em garrafas, ou bonsai kittens, como ficaram conhecidos. O trote parte de um website muito bem feito, cheio de textos e fotos convincentes, mas fiquem tranqüilos: é tudo rigorosamente falso.

(O Globo, Info etc., 29.3.2004)

Nenhum comentário: