27.9.10

iPhone: aplicativos mais votados



Como é que a gente vivia antes do Twitter e do FaceBook? Por exemplo: essa semana, eu quis saber quais são os aplicativos para iPhone que as pessoas mais têm usado. A resposta foi instantânea. Sim, é verdade que nos (não tão) velhos tempos também não seria difícil descobrir isso saltitando pelos fóruns de iPhone, mas, ainda assim, a velocidade que as mídias sociais trazem à resposta de qualquer dúvida é impressionante...

E qual foi o resultado da pesquisa? Naturalmente, no Twitter todo mundo respondeu que o seu aplicativo favorito era o Twitter, ou uma das ferramentas tuiteiras, como o Echofon e o Twitterrific; e no Facebook, todos responderam que era o aplicativo do Facebook. De modo que reformulei a pergunta, deixando o óbvio de fora.

O mais votado foi o Shazam, favorito dos amantes de música: ele é capaz de identificar qualquer música que “ouça” e prontamente traz à tela um mundo de informações a seu respeito.

Outro muito bem votado, para minha surpresa, foi a previsão do tempo nativa do iPhone. Confesso que este eu sempre chutava pra longe e agora, depois de tantas boas opiniões, trouxe de volta à tela principal e passei a consultar. Outras duas aplicações nativas bem cotadas são o Mail, caixa postal muito competente, e o Mapas (uma das minhas preferidas).

Três lindos brinquedinhos fotográficos: Morelomo, que imita direitinho uma Lomo; Pano, o melhor de muitos aplicativos que fazem panorâmicas (até 16 fotos!); e Color Splash, que recentemente foi indicado pela Apps Store. Este permite que a gente transforme uma foto a cores em PB, e mantenha apenas um detalhe em cores (vide foto). É muito eficiente e fácil de usar – o segredo é ter paciência.

Entre os games, Angry Birds é o sucesso do momento, mas Futebol de Botão, que eu nem sabia que existia, teve um voto solitário, que menciono pelo exótico.

O Skype, previsivelmente, foi muito votado. Os aplicativos de leitura, como o NYTimes e o iBooks, também, assim como ferramentas de trabalho como o DocScanner (um verdadeiro scanner de bolso) ou o Dropbox (para sincronizar arquivos com o computador), e dicionários como o Longmans, o Dictionary.com, o Aurélio (que já tem o novo acordo ortográfico) ou o Larousse.

A turma que viaja recomendou o Kayak, que faz buscas de vôos e controla aqueles que você marcou (basta enviar o e-tkt por email) e o 4Rodas; para sonhar com o mundo e se localizar, Google Earth.

Imperdível para quem gosta de cinema é o Cine Mobits, que traz a programação de todos os cinemas brasileiros, com nome original do filme, diretor, elenco, sinopse e até trailer, uma perfeição – e grátis, ainda por cima.

Foram, enfim, muitas revelações. Aos poucos, vou trazer o resto dos aplicativos mencionados para vocês. E, como sempre, agradeço de coração às minhas simpaticíssimas e super prestativas turmas do Twitter e do Facebook.


(O Globo, Revista Digital, 27.9.2010) 

Nenhum comentário: