1.9.10

Depressão total

Hoje cedo mandei a crônica para o jornal. Continuo falando sobre a viagem, dessa vez sobre os fjords e sobre a fazendinha linda que visitamos.

Mais tarde, lendo o jornal cheio de notícias sobre a campanha política, me veio uma certa sensação de inadequação por estar falando de algo tão distante -- em todos os sentidos -- quanto a Noruega. Mas o cronista é, antes de tudo, um ser humano -- e este ser humano aqui anda sem estômago para a "política" que se pratica no Brasil.

O mundo em que os candidatos vivem não guarda nenhuma relação com a realidade. Aliás, salvo a Marina, os próprios candidatos deixaram, há tempos, de passar qualquer noção de realidade. São fantoches de si mesmo, bonecos criados por marqueteiros para apresentar não o que são, mas o que gostariam de ser. Ou nem isso; o que acham que vende melhor.

De pessoa prepotente e atrabiliária, diplomaticamente apresentada como "difícil", Dilma tenta passar por senhora educada e de fala mansa; de oposicionista (é?) rabugento, Serra pretende ser acessível e popular. Não é, não são.

Isso para não falar em todo o cardume menor, salpicado de criminosos e de figuras ridículas.

Eu não me reconheço no que vai pela televisão. Meu país é melhor e mais rico, mais diversificado, criativo e inteligente. O Brasil não merece os políticos que tem.

Nenhum comentário: