8.2.10

Twitter:
Perguntas & respostas


Como sabe qualquer usuário, não existe um Twitter (como não existe um Orkut, um Facebook e por aí vai): existem tantos Twitters quantas pessoas que o utilizam, pelo simples motivo de que não existem dois perfis iguais. Como agregadoras de conteúdo, as ferramentas de mídia social são como pratos de restaurante a quilo, onde cada um põe o que quer. Mas, como num restaurante a quilo, o movimento varia ao longo do dia e, bem ou mal, o prato acaba refletindo o que está no buffê àquela hora.

O “meu” Twitter é o da noite. Na quarta-feira passada entrei lá de manhã, e estranhei tudo, do Timeline aos anúncios de cunho prático informando o fluxo do tráfego, a temperatura no Centro e as promoções do momento em lojas de eletrodomésticos. Bizarro.

No mesmo dia, mas no horário de hábito, participei de uma brincadeira inventada pelo meu colega e amigo Jorge Antonio Barros, o @reporterdecrime: uma entrevista coletiva, em que pergutas e respostas limitavam-se, claro, aos 140 caracteres regulamentares. Uma amostra do que rolou:

@ThalitaReboucas pra @cronai: Mac ou PC?
@cronai: Nem Mac nem PC: Nokia ou Blackberry ou iPhone ou Droid... Brincando (um pouco). Na verdade, a máquina mais familiar para cada um.

@andreatardin Que tipo de e-reader vc prefere?
@cronai: Vocês vão rir, mas eu prefiro livro mesmo, aquele objeto antigo, de papel.

@reporterdecrime: RT @robadey pra @cronai Acha que essa onda de tablet vai pegar? // Minha: Quais são as tendências digitais que podem ficar?
@cronai: Tablet ainda é uma incógnita. Tendências definitivas são smartphones, mídias sociais, conectividade 24 x 7.

@reporterdecrime: A @LacraiaX9 gostaria de saber o que vc pensa sobre a internet gratuita para a população.
@cronai: Sou inteiramente a favor. A internet é uma ferramenta de cidadania fundamental.

@vedimov: Que camera vc usa? Qual sua marca e modelo farorito, o que vc indicaria?
@cronai: Tenho uma Nikon D5000 com algumas lentes e uma Lumix ZX1, mas o que mais uso é o Nokia N95. Das compactas, recomendo as Lumix, sempre.

@reporterdecrime: Do grande fotógrafo @mveras: A câmera digital banalizou ou democratizou a fotografia?
@cronai: As duas coisas. Banalizou ao democratizar, mas isso não é necessariamente ruim. Boas fotos sempre serão boas fotos.

@blogdoharry: O Twitter é a grande sacada da internet pelo fato de aproximar famosos e anômimos? As relações mudarão?
@cronai: O Twitter é a grande sacada pelo jogo rápido. Isso de "famosos" e "anônimos" é bobagem. Importante é Irã, China, Haiti, Cuba...

@lianamachada: Vislumbra algum controle legal efetivo para o meio digital?
@cronai : Não, e espero jamais vislumbrar. A internet não pode ser controlada pelo estado, ponto.


(O Globo, Revista Digital, 8.2.2010)

Nenhum comentário: