12.4.06



Querida, a televisão encolheu o filme


Tom Taborda, para o Info etc.


Sobre a questão das TVs de plasma (reportagem publicada no Info etc. na semana passada), a Associação Nacional de Assistência ao Consumidor e Trabalhador (Anacont) está completamente equivocada. O problema é bem mais antigo, desde que Hollywood começou a vender filmes em vídeo VHS: "Como colocar um retângulo num quadrado?"

A tela da TV convencional usa o padrão 4:3 (quatro unidades de largura por três unidades de altura), que era o formato dos filmes, até a década de 50 ("E o Vento Levou", "Casablanca" ou "O Mágico de Oz", por exemplo, são 4:3).

Depois os filmes ficaram mais panorâmicos, usando o formato WideScreen, e a tela dos cinemas também espichou para os lados. Mas a TV continuou quadrada. Assim, as fitas de qualidade eram "letterbox", preservando a íntegra da imagem original, retangular, dentro do quadrado da tela.

Mesmo no cinema, existem diversos padrões de WideScreen, por exemplo: Academy Flat 1,85:1, que foi o padrão escolhido para a tela das TVs WideScreen (também chamado 16:9); e Anamorphic Scope (CinemaScope) 2,35:1, podendo chegar a 2,66:1, que é ainda mais radical nas laterais ("Star Wars", ou "Lawrence da Arábia", por exemplo).

Numa tela 4:3 as barras negras serão ainda mais largas no formato Anamorphic, produzindo uma imagem que é quase uma "tirinha" estreita na tela quadrada. Mas, se quisermos que o retângulo da imagem ocupe a mesma altura da tela quadrada, isso irá cortar as laterais da imagem original.

Começaram então a surgir, inicialmente na Europa, as TVs WideScreen, com um formato de tela mais retangular. Não importa a tecnologia (CRT, Back Projection, LCD ou plasma) ou o fabricante, elas enfrentam outro problema na exibição do sinal de televisão: é que esse sinal é 4:3, aquele mesmo dos filmes clássicos.

Três soluções oferecidas nas TVs WideScreen

Mesmo que alguns canais de TV a cabo exibam imagens com as barras negras acima e abaixo da imagem, o sinal transmitido é 4:3. Agora temos o problema inverso: "Como pôr um quadrado num retângulo?"

Todas as TVs WideScreen oferecem três soluções: 4:3 (exibe a imagem quadrada centralizada na tela, com duas barras verticais nas laterais); 16:9 (espicha a lateral da imagem quadrada para os lados, ocupando toda a tela, deformando horizontalmente a imagem); e zoom (amplia a imagem quadrada. Não há deformação, mas as porções superiores e inferiores da imagem ficam fora da tela).

Assim, o usuário de uma TV wideScreen que queira assistir "Casablanca" ou "E o Vento Levou", ou a novela das oito, tudo produzido no quadrado formato 4:3, terá que escolher uma das opções acima. Apenas na primeira opção terá a íntegra sem deformação da imagem original. Na segunda opção, espichada para os lados, as pessoas ficarão mais gordas. E, no zoom, imagine um retângulo desenhado dentro das imagens quadradas de "E o Vento Levou", ou "O Mágico de Oz", cortando a imagem acima e abaixo do retângulo (os chapéus no topo e as legendas embaixo ficarão fora da tela).

Portanto, este não é um problema da LG ou das TVs de plasma, mas um problema desta transição das TVs 4:3 para o futuro broadcasting 16:9. Lembrando que elas foram desenhadas para filmes, já que os DVDs existentes já são WideScreen, enquanto se espera que a transmissão (broadcasting) adira ao novo padrão.


Update: O Tom fez esta página com diagramas que ilustram perfeitamente o problema. Exclusiva pro blog, he he he... :-)

Nenhum comentário: