29.4.06



Cidadania de botequim

Trabalho em jornal, sou viciada em ler jornal, mas confesso que este vício delicioso, há uns tempos, anda mais para exercício de masoquismo, sobretudo para a minha alma brasileira e o meu coração carioca.

O país está regredindo em tudo, assustadoramente: segurança, bem-estar, educação, saúde e, sobretudo, vergonha na cara.

Enquanto o presidente diz que "nenhum governo do mundo fez mais pelos trabalhadores" -- provando que as suas centenas de viagens não serviram nem ao menos para que aprendesse alguma coisa -- aqui no Rio ainda temos que encarar de um lado as ligações criminosas dos governadores acasalados, e de outro a inoperância e o desperdício de verbas públicas (para não usar o termo correto) do prefeito, que empregou a família em postos-chave e tem uma cáfila de secretários de assustar criancinha.

Mas... nada acontece!!!

Os jornais berram manchetes, a gente escreve, todo mundo se queixa em blogs e em rodinhas de amigos... e não passa disso. A tudo assistimos contrariads, mas dóceis como cordeiros.

Na Argentina, por muito menos, as pessoas vão às ruas, fazem panelaços, se manifestam. O que é que nós, brasileiros, estamos esperando?! E, céus!, nós, cariocas?!

Até quando vamos continuar de braços cruzados, vendo o fruto do nosso trabalho ser pilhado por políticos e por ladrões (sinônimos, já, salvo raras e honrosas exceções)?!

Me desculpem começar o feriadão assim, mas às vezes dá um desânimo...

Nenhum comentário: