2.9.02



Palavra de expert

Bom, temos, finalmente, uma opinião abalizada sobre o empolgante debate Veuve Clicquot em copo de requeijão versus M. Chandon em taça de cristal! Fala Ricardo Rangel, que sabe tudo sobre vinhos:

Copo certo é *fundamental* para se beber vinho bom, não só por o que ele faz pelo sabor e pelo aroma, como por razões estéticas e filosóficas. No caso do Champagne, que deve ser bebido gelado e que tem gás, all the more so. Beber Champagne em copo de requeijão é um desperdício de prazer e de dinheiro. Nenhuma bebida merece copo de requeijão, mas, se isso é tudo o que se tem, melhor beber cerveja (de preferência Kaiser :-).

A contraposição entre forma e conteúdo pode ser enganosa: no vinho, como na arte, forma *É* conteúdo. Don't take my word for it. Experimente servir Veuve Clicquot em copo de requeijão e Chandon brasileiro em flûte de cristal e veja quem ganha.

Em tempo: não desfaça muito do Chandon brasileiro, não: trata-se de um espumante muito digno. Aliás, o espumante brasileiro é quase sempre a melhor alternativa ao Champagne legítimo, e sempre melhor dos que esses Proseccos que nos enfiam goela abaixo nas festas por aí. No ano passado participei de uma degustação às cegas de espumantes, e um Louis Roederer empatou com o Chandon Excellence brasileiro (!) e perdeu pro Miolo (!!!).

Nenhum comentário: