26.3.10

O hobby das contas

ou: Quem tem padrinho não morre pagão






Venho fuçando a internet atrás de contas desde dezembro, mas agora é que começam a chegar as primeiras encomendas -- e a conta-gotas: dia sim dia não, um ou dois tímidos envelopes metem o focinho por baixo da porta, com meia dúzia de continhas cada um.

Para vocês avaliarem melhor a morosidade do serviço e o meu grau de impaciência, esclareço que já encomendei (segurem-se!) pra lá de 650 contas, que só Deus sabe quando chegarão.

Essa coisa das centenas é meio inevitável num mundo que trabalha com pencas, resmas, atacado. Você vai comprar miçangas, o milheiro custa 3 dólares.

Ainda não me acostumei com isso.

Como assim, milheiro?!

Mandei vir praticamente todo tipo de conta em forma de gato que encontrei. A minha idéia é, em cada colar ou pulseirinha, por uma única delas como uma espécie de assinatura. Aí, se as peças ficarem boas, vou escrever uma pequena história daquele específico gato e da coleção de continhas que o acompanha.

Mas isso, claro, ainda demora, porque entre o correio trazer as contas e eu aprender como se faz...

* * *

Independentemente de qualquer coisa, já estou no lucro da felicidade, empolgada com a força dada pelos amigos.

A Francesca Romana Diana, que mexe com isso desde criancinha (sou testemunha, eu a conheci em Roma, adolescente) e hoje tem praticamente um império de bijus, já me abriu as portas da oficina e quer me ensinar tudo.

E o Vik Muniz, que vai domingo pra Nova York, me disse que lá tem uma loja imeeeeeensa de contas (claro, onde mais?) e que ele passa horas lá dentro, fascinado. Apesar disso, nunca comprou nada e se sente meio culpado, mas agora vai comprar continhas pra mim e vai perder o sentimento de culpa.

Não é máximo?

Agora, eu pergunto: com continhas compradas pelo Vik e o auxílio luxuoso da Francesca, tem como não se divertir?

Em tempo: essa conta, e a de ontem, estão entre as minhas favoritas de colares que, por incrível que pareça, considero bastante simples. São lindas, né?

Nenhum comentário: