12.1.09


Visualizador do Picasa; a modelo é a Funguinho, da Bia

Software BBB
Bom, Bonito & Barato

Onde é que eu estava mesmo? Ah, sim: no meio de uma descarada declaração de amor ao Picasa 3, o programa de gerenciamento, editoração e compartilhamento de imagens do Google, único tipo de BBB que me agrada: bom, bonito e barato. Na verdade, mais que barato: gratuito. Semana passada, faltou falar de alguns features da nova versão, um pouco por falta de espaço, e um pouco porque realmente há tantas novidades que é praticamente impossível listá-las todas; quando a gente acha que já fez o dever de casa direitinho, descobre mais uma facilidade.

Uma modificação importante, por exemplo, está na forma de importação as imagens, que agora separa as fotos em grupos de acordo com a data em que foram feitas. Isso é extremamente prático, por exemplo, para quem não pretende transferir de imediato todas as fotos do cartão de memória.

Criar apresentações de slides virou mamão com açúcar. Na verdade, o Picasa faz mais do que apresentações: faz verdadeiros filminhos a partir de seleções de fotos. Vejam como é simples: escolhem-se as fotos, clica-se a opção Filme e, em tese, está pronto. Digo “em tese” porque, se quiser, você pode dar a tarefa por terminada; mas aí, justamente, é que começa a diversão.

Podem-se acrescentar texto e música, escolher como se fará a transição entre uma imagem e outra, qual fonte, de que tamanho e cor será usada nos slides, qual será a cor de fundo e assim por diante. O que mais me agradou foi a possibilidade de decidir se as imagens se adaptam à música, ou vice-versa. Terminado o serviço, é só escolher entre subi-lo para o You Tube ou exportá-lo para uma pasta do computador. Os resultados são excelentes; nosso Nelson Vasconcelos já fez umas amostras, que vocês podem ver em nelsonva.notlong.com.

Eu mesma, enquanto escrevia esta coluna na madrugada da sexta-feira, fiz minha estréia na modalidade, juntando ao acaso umas fotos do amanhecer de quinta-feira com um Boismortier tocado pela minha irmã Laura e o grupo Triomphe de l’Amour. A operação toda não durou mais de dez minutos. O filminho, para o qual usei as fotos assim como vieram ao mundo, ficou ligeiramente tosco, mas mostra o que é possível fazer de primeira com essa excelente ferramenta; ele está em amanhecer.notlong.com.

Para a semana que vem, vou subir outro em que poderemos, tanto eu quanto vocês, comparar os eventuais progressos proporcionados pela familiarização com essa ótima ferramenta.

Outro belo presente é o visualizador de fotos, que substitui, com vantagens, todos que conheço. É muito rápido e traz uma tira de preview na parte de baixo, onde há opções para editar a foto no Picasa, marcá-la com uma estrela, girá-la, ampliá-la com a roda do mouse, enviá-la por email ou subi-la para uma pasta no Picasa Web Álbuns.

Mais um benefício: para capturar uma tela, basta dar o velho Shift + PrtScn, e a imagem será automaticamente salva e exibida pelo programa.

A partir da área de trabalho do Picasa, muito bem integrada com o Web Álbuns, o Blogger e o GMail – não fossem todos do Google – é possível, ainda, criar geotags para as fotos, ou seja, mostrar em que ponto exato do mapa foram feitas. Agora, chega de falação: baixem logo essa maravilha, em www.picasa.com, e mãos à obra! Garanto que, em dois dias, vocês não saberão mais como sobreviveram até aqui sem ela.

(O Globo, Revista Digital, 12.1.2009)

Nenhum comentário: