Picasa 3: novas e excelentes novidades
O que é melhor do que um programa intuitivo, excepcionalmente bem arquitetado, que cumpre às mil maravilhas o que promete e ainda faz mais um pouco? Simples: um programa intuitivo, excepcionalmente bem arquitetado, que cumpre às mil maravilhas o que promete e ainda faz mais um pouco... de graça! É o caso do Picasa, de que gosto tanto que, desde a primeira versão, quando ainda não havia sido comprado pelo Google, eu pagava religiosamente a licença, pelo prazer de desfrutar de tão prática ferramenta. Na época, ele era apenas o melhor programa para gerenciamento de imagens existente para PCs. Hoje, além de continuar a manter essa distinção, vai tão além que já está entre os melhores editores, e é um dos campeões em compartilhamento online.Além de aprimorar a poderosa função de gerenciamento, indispensável para quem quer manter em ordem suas imagens, o Picasa 3, lançado no mês passado, traz novidades em todas as suas áreas de atuação. Suas intenções são claras: de um lado, enfrenta o Photoshop Elements, versão light do favorito de dez entre dez fotógrafos; de outro, nota-se a intenção de abrir espaço no fervilhante mundo das comunidades, onde brilha, inconteste, o Flickr, da rival Yahoo.
O Picasa 3 está longe de ter a fartura de ferramentas do Elements, mas as que tem fazem com que resolva uns 90% dos problemas de edição com que o usuário pode se deparar no dia a dia, se não mais: permite cortar as fotos, ajustar cor, brilho, contraste, intensidade de foco, temperatura da cor, reduzir olhos vermelhos, aplicar efeitos especiais e, agora, até retocar pequenos detalhes (que tal limpar aquela espinha inconveniente que apareceu no nariz exatamente no Réveillon?). Ao contrário do Elements, porém, o uso de todas essas ferramentas é muito simples, e nada afeta permanentemente a foto tratada.
Uma das novidades de que mais gostei é que a criação de colagens, antes engessada, ficou muito versátil. Nas nocas colagens, pode-se usar uma imagem de fundo que não precisa necessariamente ser mantida com as demais; e essas podem ser aumentadas, diminuídas, giradas para um lado ou para outro, vir para frente ou para trás, ter ou não ter moldura -- e, de quebra, ter uma moldura de foto instantânea excelente para escrever legendas. Sim, pois agora é possível acrescentar texto às fotos, numa quantidade de fontes, em qualquer tamanho ou cor que se queira.
As ferramentas de pesquisa também estão mais parrudas, e há filtros para fotos estreladas (no Picasa podem-se usar estrelas para marcar fotos dignas de nota), fotos que foram enviadas para álbuns na web, apenas filmes e, mais interessante, fotos com caras. Esse filtro, particularmente, ainda precisa de aperfeiçoamento – é comum que pesque umas fotos sem gente e deixe outras com pessoas para lá. Mas, mesmo como está, tem sua utilidade. Semana que vem, volto ao assunto: estou apaixonada por esse novo brinquedo!
(O Globo, Revista Digital, 5.1.2009)
Nenhum comentário:
Postar um comentário