"Você pode usar as ervas segundo a tradição ou fazer como os músicos que tocam de ouvido. Eu experimento bastante e não sou nada ortodoxa no uso.
Uma base de uso é:
Alecrim - delicioso em frango, carne de porco e qualquer coisa com manteiga - uma simples batata cozida, untada com manteiga e polvilhada de alecrim ao forno fica ótima! Também pode-se usar o galho como espeto para carne e frango grelhados.
Endro ou dill é uma erva delicada, muito boa em peixes - no salmão fica excelente - e em sopas. Na falta dele pode-se usar as folhas da erva-doce, que é perene e mais resistente.
Orégano fica ótimo em tudo que leva tomate ou queijo, além das carnes.
A sálvia faz uma manteiga maravilhosa e fica ótima no frango e na carne de porco.
O coentro fica perfeito nas moquecas e nos frutos do mar. No Nordeste usa-se em tudo, mas eu acho que sobrepuja o sabor dos ingredientes.
O tomilho é excelente em marinados e molhos a base de vinho. É uma das Herbes de Provence.
O cerefólio vai bem em molhos e carnes.
Estragão vai bem em molhos e omeletes. A Casa da Suiça serve um molho de estragão delicioso para acompanhar a Fondue de Carne.
O manjericão e a alfavaca também são ótimos com queijos e tomates, omeletes e carnes.
A segurelha fica ótima em omeletes e frango.
Logicamente, é só ir provando e vendo do que você gosta.
Fora das ervas, uso canela, cardamomo, cominho, louro em pó e cravo para temperar carnes e molhos, além de usar também muito gengibre. E pimenta, já que um ardido é essencial na vida."
27.4.08
O blog bem temperado
Verdadeira aula da Marise, que não podia ficar perdida pelos comentários:
Nenhum comentário:
Postar um comentário